15/05/15 - 10:00

Dia de São João Batista de La Salle

Em 15 de maio, é celebrado mundialmente o Dia de São João Batista de La Salle, Santo Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. Na mesma data, em 1950, o Papa Pio XII, pelo breve “Quot Ait”, proclamou La Salle Padroeiro Universal dos Professores. O homem que viria fundar o Instituto e tornar-se Santo nasceu em 1651, na mansão “La Cloche”, em Reims, na França.

La Salle dedicou sua vida a educar os mais humildes de modo inovador, abdicando de sua condição de nobre e atuando como promotor da educação popular. O falecimento ocorreu em 1719. Entre as obras preciosas que deixou destacam-se as “Meditações para os Educadores” e o “Guia das Escolas”. Este último texto é considerado um dos clássicos da história da educação.

Nesta semana, em especial, comunidades educativas, religiosas e formativas da Rede La Salle desenvolvem propostas elaboradas pelo Serviço de Pastoral para homenagear o Santo Fundador, renovando o orgulho em ser Lassalista. O tema que inspira as atividades é “La Salle e Serviço: Gentileza gera Gentileza”.

Ainda neste mês, é lembrado o dia 24 de maio, quando, em 1900, o Papa Leão XIII proclamou solenemente diante de 16.500 peregrinos: “João Batista de La Salle, sacerdote e fundador, pertence ao número dos Santos Confessores”. Para chegar a essa decisão, o Papa levou em conta os milagres atribuídos ao até então beato de La Salle. Considerou também a benemerência de sua vida, bem como a criatividade em favor do povo humilde.