13/05/13 - 00:00

Presença Lassalista no Maranhão completa 30 anos

Presença Lassalista no Maranhão completa 30 anos

Celebrar o ano 30° da presença dos Irmãos é uma alegria que contagia muitos Irmãos e leigos que passaram pelo pequeno povoado de Santa Teresa do Paruá ou Presidente Médici, como é chamado desde sua emancipação, em 10 de novembro de 1994. Muitas histórias, muitas dificuldades e, sobretudo, muito trabalho.

Os Irmãos atendiam toda a região do Vale do Pindaré até o final do Vale do Turi equivalendo um pouco mais de 250 km de extensão. Os trabalhos sempre foram ligados à formação de professores e nivelamento de estudo dos jovens que por algum motivo, não tiveram acesso ao estudo, chamado de regularização da vida escolar.

Atualmente, o Centro conta com um prédio próprio, construído pela Sociedade Porvir Científico, em parceria com a PROYDE (Instituição Espanhola) em que oferece formação continuada para professores, cursos nas áreas de artesanato e reforço escolar. Além de atendimentos como biblioteca e curso técnico de Informática básica, iniciação a música, jogos recreativos para os estudantes da rede pública. Desde o ano passado, a instituição conta também com um parque infantil, que foi construído em parceria da SPC com a CEI – Conferencia Episcopal Italiana, para as crianças e adolescentes da rede pública do município. 

O Centro atua também como espaço para sediar encontros da Diocese e dispõe de dormitórios coletivos bem amplos, suficientes para abrigar uma boa quantidade de pessoas nos encontros, congressos e outros eventos. Nos dias comuns, crianças da rede municipal buscam no Centro um apoio para suas tarefas escolares diárias e um momento para suas atividades físicas. 

< Voltar