20/10/2018 - 12:43
O Administrador Empreendedor Frente as Inovações tecnológicas é tema da III Semana Acadêmica de Administração

O mercado de trabalho mudou e ele se impõe ao exigir um novo perfil de profissional: aquele que está em constante mutação. Para preparar os futuros administradores para este desafio, a Coordenação do curso de Administração propôs aos acadêmicos refletir sobre essas mudanças e absorver um pouco do que está acontecendo fora do ambiente acadêmico.

Durante os três dias da III Semana Acadêmica de Administração da Faculdade La Salle, os presentes conversaram com profissionais sobre as competências comportamentais e técnicas, novos modelos de negócios, e ainda participaram de quatro minicursos, conforme área de interesse de cada acadêmico.

Segundo a Profª Dra. Marisa Claudia Jacometo Durante, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (NPPGE), o grande desafio do século são as pessoas dentro das organizações, ou seja, como cada um se comporta, se relaciona, como lida com suas emoções com relação aos outros. “As habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skill, demonstram componentes ligados ao temperamento humano, como a criatividade, colaboração e a empatia, que distinguem os profissionais”, explica Marisa.

Junto com as competências comportamentais, temos também as competências técnicas e conceituais que, de acordo com a Administradora e Egressa do curso de Administração Graziela Lodi, é uma das dificuldades encontradas quando os acadêmicos saem das universidades e entram no mercado de trabalho. “Colocar a teoria em prática é um momento difícil, lidar com esses novos desafios exige muita flexibilização e rompimento de conceitos ultrapassados”, afirma Graziela.

As duas profissionais, Marisa e Graziela, abriram a III Semana Acadêmica de Administração com o Seminário: Os desafios do Administrador diante das inovações.

Os tradicionais minicursos aconteceram na segunda noite da semana, e tiveram como temas: Matemática financeira com o uso da calculadora HP12C, Análise de dados estatísticos, Inteligência Financeira e Indústria 4.0.

No último dia do evento, o assunto abordado pelo Facilitador do Sebrae/MT, João Nestor Mayer foi, “O Administrador Empreendedor e os novos modelos de negócios”. Para Nestor, o primeiro passo para profissional iniciar um projeto, é se situar no cenário e traçar os objetivos, sempre pensando aonde quer estar daqui 5 ou 10 anos. “Depois que o profissional define aonde quer estar e como quer estar no futuro, existem mecanismos de trabalho que desenvolvem seus pontos fortes e fracos, ajudando assim eles atingirem seus objetivos”, comenta.

Para o Coordenador do curso de Administração, Prof. Nadir Paludo, este é o momento de difundir o espirito empreendedor no administrador, mostrar os novos modelos de negócios, além de motivar os acadêmicos para implementar seus projetos pessoais.

Além dos acadêmicos da Faculdade La Salle, a Semana Acadêmica de Administração recebeu também alunos de outras instituições de ensino e profissionais da área, e ainda pessoas da comunidade interessadas no assunto.

Seção
A partir de