Para a mensagem do mês de junho e julho de 2018, vou aproveitar para trazer à reflexão da Comunidade Acadêmica o tema “Critérios de Identidade e Vitalidade Lassalista” foi elaborado pela Associação Internacional e o Conselho da Missão Educativa Lasaliana (CIAMEL) a pedido do 45º Capítulo Geral (2014) que solicitou um instrumento para assegurar a vitalidade do compromisso corporativo dos lassalistas, Irmãos e Leigos em sua missão educativa lassalista.

Os Critérios Educativos Lassalistas são uma referência para atender aos seguintes objetivos: 1. Analisar a prática educacional e desenvolver planos de melhoria a esse respeito. 2. Identificar as características lassalistas para orientar a ação educativa. 3. Apontar as expectativas a serem alcançadas por todos aqueles que estão envolvidos na Educação lassalista.

Neste mês, transcreve-se dois aspectos:

A) Resposta às Necessidades educacionais

1. Atenção para as crianças, jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.

A educação lassalista responde com criatividade às necessidades educacionais,  sociais, intelectuais e espirituais das pessoas a quem serve e se organiza, de acordo com suas possibilidades de resposta à estas necessidades, em coerência com a pedagogia lassalista.

2. Educação Integral.

Desenvolve uma educação integral que favorece o desenvolvimento de todas as dimensões da pessoa, bem como a formação da consciência das relações entre elas, suas limitações e possibilidades.

3. Anúncio explícito do Evangelho.

Os lassalistas se esforçam para promover e partilhar os valores do Evangelho. Seus métodos e estratégias estão de acordo com o contexto sociocultural e o perfil daqueles a quem seu trabalho é direcionado..

3.1. As obras lassalistas respeitam o pluralismo religioso das pessoas pelo diálogo e busca da unidade na diversidade.

4. Promoção de cidadanias justas.

A comunidade educativa toma consciência das raízes da pobreza e da injustiça social buscando promover os direitos humanos das crianças, a justiça social, a dignidade humana e a solidariedade.

B) Comunidade Educativa

5. Relações interpessoais fraternas.

A comunidade educativa lassalista se esforça para viver os valores que enobre-cem as pessoas como a justiça, a liberdade, a fortaleza e a temperança. Da mesma forma, cada membro se esforça para desenvolver uma comunicação assertiva conforme estes valores.

6. Educadores vocacionais.

O educador lassalista desenvolve seu trabalho da melhor maneira possível, coo-perando na divulgação e vivência dos valores do Evangelho; busca conhecer seus alunos e faz com que os alunos também o conheçam.

7. Comunidades de fé e de serviço.

A educação lassalista promove a formação de grupos, sejam eles estudantes, pro-fessores ou leigos, a fim de aprofundar a fé, a fraternidade e o serviço. Sua formação espiritual e experiência lhes permite transformar-se em comunidades, integrando constantemente novos membros.

8. Experiência da Associação.

Os educadores lassalistas realizam seu trabalho educativo como um ministério em comunhão com os outros educadores. Da mesma forma, eles se esforçam para viver o espírito de fé e zelo conforme a espiritualidade e a pedagogia de São João Batista de La Salle.

Lucas do Rio Verde, junho de 2018.
Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc
Diretor Geral - Faculdade La Salle