22/09/2018 - 10:13
Faculdade La Salle realiza palestra “Educação, Economia e Desenvolvimento, com o Dr. Claudio de Moura Castro
Na última quinta-feira (20), a Faculdade La Salle, em parceria com a cooperativa Sicredi Ouro Verde - MT, teve a honra de receber representantes do poder público, e também da iniciativa privada, para prestigiarem a palestra: “Economia, Educação e Desenvolvimento”, proferida por um dos mais renomeados profissionais e escritores sobre educação no Brasil, Dr. Claudio de Moura Castro.

Claudio é graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre pela Universidade Yale, doutor pela Universidade Vanderbilt, e possui uma coluna quinzenal na revista Veja desde setembro de 1996.

Durante o evento, o economista falou em como a educação pode reverter-se em desenvolvimento através das mãos de pessoas, que por serem mais instruídas, são capazes de fazer mais e melhor pelo país. Segundo ele, “A relação entre educação e desenvolvimento é, sem dúvida, muito estreita. Se um país não tiver abundância em petróleo, a única maneira de desenvolvimento é através da educação. Hoje, nós não conhecemos países, em bom estado econômico, e com crescente taxa de desenvolvimento, que não tenham levado a educação a sério durante muito tempo. Existe uma mágica que gera produtividade através da educação”.

Apesar da má qualidade e nível da educação no Brasil, Claudio ainda acredita que “Esse cenário pode ser melhorado através de um conjunto de pequenas e grandes medidas, de incentivo e valorização desse aspecto primordial. A sociedade deve cobrar essa atenção dos seus dirigentes” – disse ele.

O presidente do Sicredi Ouro Verde – MT, Sr. Eledir Pedro Techio, falou da importância da abordagem, e de como a educação deve ser vista como uma responsabilidade de todos: “Geralmente terceirizamos essa responsabilidade para o setor público, mas se cada pessoa, e cada empresa investisse um pouco mais em nesse aspecto, com certeza, poderíamos transformar o mundo através da educação”.

Sr. Edu Pascoski, prefeito do município de Itanhangá, também acredita que “A continuidade dos estudos, é de suma importância, diante de um mercado tão exigente, e que apenas através de profissionais mais qualificados, temos melhores negócios, e uma sociedade melhor”.

Na ocasião, foi realizado ainda, o lançamento do Programa de Pós-Graduação e Extensão 2019, apresentado pela Professora Draª. Marisa Claudia Durante Jacometo. Para o próximo ano, a Faculdade La Salle estará ofertando cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na área Jurídica, Educação e de gestão dentro do programa La Salle Business School, além de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e cursos livres de extensão e capacitação.

Seção
A partir de