08/10/2018 - 17:54
Profissional Contábil e as Inovações Tecnológicas é tema da III Semana de Ciências Contábeis.

Na última semana, os acadêmicos de Ciências Contábeis da Faculdade La Salle, participaram de diversos debates sobre assuntos relevantes do cenário nacional e internacional do setor contábil.

Estes debates, aconteceram no decorrer da III Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da Faculdade La Salle, evento este que já faz parte do calendário acadêmico da instituição, e que visa, além de proporcionar aos participantes conhecimento e reflexão quanto as mudanças, desafios e oportunidades da profissão contábil frente as inovações tecnológicas, comemorar também o Dia do Contador.

O assessor de Projetos do Grupo de Projetos em Soluções para o Agronegócio e Tecnologia da Informação, GPSATI, da Faculdade La Salle, Felipe Faé Schwade, abriu a noite falando das famosas criptomedas, explicando como surgiram, como funcionam e para que serve. 

De acordo com Felipe, uma criptomoeda é um meio de troca que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda. “Em 2009, surgiu o Bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada, hoje existem mais de duas mil moedas no mercado, que movimentam mais de U$ 100.000,00 ao dia”, explica.

Renato Moreira Pinheiro, Auditor da Receita Federal do Brasil, explicou aos futuros contadores que, ainda que não estejam regulamentadas, as criptomoedas são um ativo, e de acordo com a legislação devem ser informadas ao fisco. “Além disso, caso o contribuinte tenha ganho financeiro com a venda das moedas em valores acima de R$ 35 mil em um certo mês também é preciso pagar imposto”, ressalta o auditor.

Segundo Renato, com a popularização das criptomoedas, uma das preocupações da Receita Federal é criar uma legislação com a finalidade de impedir sua utilização em práticas ilícitas o uso indevido, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas. Aos contribuintes, o Auditor dá um conselho, “uma maneira de evitar questionamentos da Receita Federal, é ter em mãos todas as transações envolvendo criptomoedas”.

Além deste assunto tão novo e polêmico, no decorrer da semana os acadêmicos participaram de minicursos na área contábil e ainda realizaram uma videoconferência com Professor Jorge Eduardo Scarpin do Concordia College dos Estados Unidos, que abordou o a profissão contábil no cenário internacional. 

Na oportunidade, os presentes tiveram ainda, a oportunidade de participar de uma mesa redonda com egressos e profissionais contábeis da região, que compartilharam suas experiências de sucesso com os acadêmicos. 

Encerrando a semana, o Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso, Raul Tulio ministrou uma palestra sobre Compliance Tributário e a Contabilidade no mundo digital.

“A III Semana Acadêmica de Ciências Contábeis, foi um momento de muita reflexão e aprendizado para todos nós, acadêmicos e profissionais contábeis, pois com os avanços da tecnologia, o mercado de trabalho exige dinamismo e capacidade de conviver com diversos cenários. Precisamos entender bastante de tecnologia e ter uma ampla visão do negócio do cliente. Precisamos aprender a aprender”, finaliza a Coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Professora Fabiane Popik.

 


Buscar
Seção
Área
Período
A partir de
até
Voltar