13/07/2020

Bate-papo sobre saúde mental com o Ensino Médio

Mais de 120 alunos do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores participaram de um bate-papo virtual com a psicóloga Lívia Brito sobre saúde mental e emocional, que objetivou esclarecer dúvidas dos estudantes sobre como podemos enfrentar o distanciamento social e o isolamento durante a pandemia da maneira mais saudável possível.

No encontro, mediado pelos professores Fábio Vitali, Rafael Batista e Rafael Gessinger, foram respondidas perguntas dos alunos e foi destacada a importância da saúde emocional para os jovens nessa fase da vida em que é precisar lidar com as expectativas sobre o início da vida adulta e o amadurecimento, e que cuidar da saúde mental é tão importante quanto estudar.

Para a psicóloga formada na PUCRS, “a iniciativa é muito bacana, pois a saúde mental é deixada de lado. Porém, quando aperta, a primeira questão que percebemos é que não somos apenas corpo, mas também a mente, o que interfere diretamente no nosso bem-estar”.

Lívia também falou sobre a condição de depressão e a diferença entre tristeza e depressão, e que é necessário avaliar a intensidade dos sintomas e se preocupar quando se perde a capacidade de sentir prazer.

Além disso, a profissional disponibilizou material para os estudantes recorrerem quando tiverem alguma dúvida e deixou algumas dicas para os alunos tentarem manter a mente saudável. Entre elas, reforçou que priorizar sono de qualidade também ajuda a melhorar nossa condição de bem-estar, pois assim como os aparelhos, precisamos recarregar nossas baterias.

Identificar atividades que fazem bem e distraem a mente também é importante para reduzir os danos do isolamento. Por isso, segundo Lívia, é necessário estabelecer uma rotina e reservar tempo para realizar hobbies ou dar andamento a algum projeto que estava parado, por exemplo.

Atualmente, Lívia trabalha na mineradora Vale e cuida da saúde emocional de grupos de colaboradores atingidos pela tragédia de Brumadinho, em 2019.