16/07/2019

Bem-vindo Irmão Sereno

Irmão Sereno Luiz Kroetz, natural de Santa Maria do Herval, formou-se na PUC, em Porto Alegre, fez curso de Pedagogia e depois Educação Vocacional. Em seus primeiros anos de atuação transitou por boa parte do Rio Grande do Sul. Em seguida foi trabalhar em Brasília onde residiu por 19 anos. Já em Manaus, foram 23 anos de estada e trabalhos com os alunos, mais 9 anos em Lucas do Rio Verde. Nestas últimas cidades pode fazer um belo trabalho junto com o irmão Lauro Bohnenberger. Retornando a Porto Alegre onde, completando, atualmente 62 anos, dedicado a sua função, a qual tem como especialização a formação em matemática. Agora, com seus 85 anos veio para Caxias do Sul, no Colégio La Salle Carmo para trabalhar com reflexões com as turmas e atender aos educandos nos intervalos, como Orientador Educacional.

Entre suas histórias, ricas em detalhes, nos comentou sobre a que mais o marcou, em Manaus onde uma ex aluna acabou se formando em Direito e ela citou uma de suas frases falada em aula. Ele comentou que as ações dos educadores marcam a vida dos alunos para sempre. Qualquer palavra dita de forma correta e coerente elevam a alma e a estima. Tanto que sua reflexão é: "Os educadores são profissionais que formam sempre e que estão em eterna construção. Os professores devem seguir os passos e os ensinamentos de La Salle onde ele retrata que tem que ensinar aos alunos a bem viver”, mas isso, em todos os sentidos. O que vale hoje em dia é uma boa educação humana e cristã. O que falta para os seres humanos é a formação com coerência. O dever nos dias de hoje é o da boa convivência moral e de religião.