28/05/2021

Eventos

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O Colégio La Salle Xanxerê participa da importante Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, um evento nacional realizado nas escolas brasileiras anualmente.  

A OBA tem como objetivo difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

A Olimpíada é aberta para a participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, para alunos do primeiro ano dos anos iniciais até o ensino médio. A OBA acontece dentro do ambiente escolar, é composta por uma única fase que é realizada no ano letivo. A participação dos alunos é voluntária. 

A avaliação da OBA é realizada anualmente, no mês de maio. Ela consiste em um número variável de questões, dependendo do nível dos participantes. Nos últimos anos, uma das questões de astronomia tem envolvido uma atividade prática/observacional a ser desenvolvida previamente pelas escolas e a prova sendo constituída de 10 questões: 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica.

As provas se distribuem em quatro níveis: 

  • Nível 1 - 1º ao 3º ano do Anos Iniciais;
  • Nível 2 - 4º e 5º ano do Anos Iniciais;
  • Nível 3 - 6º ao 9º ano do Anos Finais;
  • Nível 4 - 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

 

Neste ano, os alunos do 4º, 5º,  6º, 8º, 9º ano e Ensino Médio realizaram as avaliações no dia 27 e 28 de maio. Os alunos do 7º ano realizaram a confecção de um protótipo de foguete no intuito de ampliar seus conhecimentos nas áreas abordadas na OBA. Os alunos ficaram encantados em participar mais uma vez dessa importante Olímpiada. 

 

< voltar