28/02/2020

Adaptação escolar da Creche II: Como foi?

Brincadeiras e atividades lúdicas ajudam na adaptação escolar. As crianças precisam se sentir seguras para a adaptação ser mais fácil.

Para amenizar as angústias e dúvidas desse momento, os alunos das Creches II durante as primeiras semanas de aula participaram de diferentes atividades que envolveram brincadeiras, jogos, passeios pelos espaços do colégio e momentos de socialização com colegas e professores. As atividades também tiveram por objetivo aprimorar a coordenação motora ampla, fina, preensão e coordenação viso-motor, bem como, o equilíbrio, a concentração, o fortalecimento muscular e, além do envolvimento das crianças, também favorecer o autocontrole, a paciência, a concentração e a atenção.

Tanto os pais quanto os professores devem compreender que cada criança passa por um processo individual de adaptação na escola. Enquanto umas podem se acostumar rápido com o convívio entre outros colegas e adultos, outras podem chorar para ganhar a atenção dos educadores ou simplesmente por estranhar o ambiente. O cuidado nessa fase de adaptação é essencial, porque é o momento de inserção dos pequenos à vida em comunidade.

Segundo as professoras Idenir e Cristiane o período de adaptação é muito importante para a inserção da criança no ambiente escolar. “Para nós professoras, o período de adaptação também é um grande desafio, pois recebemos crianças que já frequentavam o colégio e outras que era o primeiro contato com o ambiente escolar, no entanto, para passarmos esse período delicado contamos com o apoio dos familiares e no preparo de ambientes acolhedores que cativasse os pequenos. Percebemos que aos poucos se adaptaram aos ritmos e às rotinas da vida escolar, demonstrando afetividade pelos colegas, professores e demais colaboradores, confiança e segurança progressiva nas próprias possibilidades, interesse para vencer as dificuldades de transição do ambiente familiar para o escolar e aceitar a separação da família como um processo natural e necessário”, explicam as professoras.