18/12/2018

Apresentações de peças teatrais

História. Cultura. Oratória. Essas são algumas das aprendizagens oportunizadas aos alunos do Colégio La Salle Xanxerê com o projeto “Literatura em Cena”, sob coordenação de Ademir Giraldello, professor de Língua Portuguesa e Literatura.

Estudar arte e literatura é compreender a natureza estética e criativa da humanidade em diversos tempos e lugares. O estudo de artistas, de obras e de processos de criação é instigante e prazeroso, mas também pode ser desafiador e incômodo.

Arte e Literatura são áreas que fomentam, de modo significativo, a cultura. Além de elas promoverem o desenvolvimento e o aprimoramento de diversas competências cognitivas, auxiliam na promoção de habilidades poéticas, estéticas e, notadamente, comunicativas. Tendo isso em vista, ocorreu em novembro a terceira edição do projeto.

Neste ano, alunos dos nonos anos trabalharam com o romance “O menino no Espelho”, de Fernando Sabino. Já estudantes das segundas séries engajaram-se com a obra-prima de Graciliano Ramos, “Vidas Secas”. A turma do terceirão, por sua vez, trabalhou com “Capitães da Areia”, escrito por Jorge Amado. No total, foram organizadas 11 peças teatrais, as quais foram apresentadas no auditório do colégio.

Os resultados decorrentes do projeto são excelentes. O maior ganho é em termos de aprendizagem. Ao longo de semanas, os estudantes desenvolvem e aprimoram conhecimentos acerca de gestualidade, inflexão vocal, movimentação, sonoplastia, cenografia, figurino, dentre outros.

Em entrevista, Natalia Ferronato, aluna da terceira série do ensino médio, destaca que o projeto é uma forma dinâmica de aproximar alunos de obras literárias que, geralmente, não têm muita procura por jovens. “O trabalho é uma forma de prestigiar e valorizar a cultura nacional.”, acrescenta.

Já na óptica do professor Giraldello, os alunos têm aproximação à literatura clássica, o que contribui para o fomento de práticas de leitura. “O trabalho extensivo auxilia, por um lado, no desenvolvimento cognitivo e proporciona muita aprendizagem. Por outro, para alunos de ensino médio, é um momento prático de preparação para vestibulares, uma vez que as obras representadas são as cobradas como leitura obrigatória”, finaliza.