24/10/2018

Ensino Fundamental II

Viagem de estudos à Serra Gaúcha

O aprofundamento de conteúdos teóricos é fundamental para a consolidação de aprendizagens. Tendo isso em vista, no dia 19 de outubro, alunos das três turmas de nono ano viajaram a Rio Grande do Sul no intuito de participar de diversas atividades práticas em Bento Gonçalves.

Em razão de conteúdos convergentes contemplarem aspectos linguístico-culturais, georregionais e físico-químicos, considerou-se proveitosa a articulação entre os componentes curriculares Língua Portuguesa, Geografia e Ciências. A proposta permitiu que alunos assimilassem conhecimentos teórico-práticos de maneira interdisciplinar.

Com a viagem, objetivou-se, em geral, reconhecer a diversidade linguístico-cultural gaúcha em vista da imigração italiana, analisar características geológicas e influências arquitetônicas da colonização europeia no Sul e compreender o fenômeno biofísico do processo de produção de vinhos.

Para que os objetivos fossem alcançados, fez-se, primeiramente, um passeio de trem Maria Fumaça por uma hora e meia. Embarcou-se no vagão 215, único o qual mantém características do século XIX. Durante o passeio, aconteceram diversas atrações artísticas (canto, música, dança, dramatização), além da degustação de sucos de uva em estações.

Em seguida, foi-se ao Parque Temático Epopeia Italiana. Lá, assistiu-se a uma peça teatral com percurso interativo de cenários durante 40 minutos, a qual representa o processo de imigração de italianos em busca de melhores condições sociais.

À tarde, visitou-se Aurora, a maior vinícola do Brasil. Na oportunidade, pôde-se examinar fenômenos biofísicos contribuintes à formação de diferentes compostos químicos no processo da fermentação. Por fim, visitaram-se outros lugares, conhecendo-se museus, arquitetura, vegetação e geologia locais.