05/09/2018

Lições práticas de expressão verbal

Em contexto contemporâneo, habilidades de relacionamento intra e interpessoais e, notadamente, competências comunicativas e argumentativas são fundamentais ao exercício profissional e acadêmico. Em vista disso, realizou-se no Colégio La Salle Xanxerê um projeto transdisciplinar voltado à expressão verbal.

Nos meses de junho e julho, alunos das três turmas de nonos anos participaram de oficinas de oratória paralelas aos estudos regulares. Sob coordenação do professor de Língua Portuguesa Ademir Giraldello e da professora de Filosofia Jovildes Toniasso, estudaram-se fundamentos de retórica e técnicas de eloquência.

Mediante atividades propostas, os estudantes puderam desenvolver e aprimorar práticas e conhecimentos acerca de fonação, modulação e inflexão vocal, impostação da voz, dicção, califasia, ortofonia, gestualidade e postura.

Em agosto, o projeto culminou em apresentações de discursos a respeito em um tema pertinente ao grupo: “Efeitos negativos à saúde e aos relacionamentos em razão do phubbing”. Essa etapa foi classificatória, uma vez que os cinco melhores oradores de cada turma disputarão uma final, a qual será realizada em setembro.

Os finalistas são Ana Clara Vaccaro Padovan (191); Carlos Alberto de Paris (192); Flávia Baggio Sachet (193); Gabriela Soccol (191); Ingrid Tacca Trevisol (191); Isadora Gallon Tonial (191); Isadora Gehlen Peruzzo (191); Júlia Ângela Felipe (193); Larissa Preuss Ramos (193); Lauanda Aparecida de Araújo (192); Mariana Roman Paglia (192); Marina Neres Lopes (193); Milena Grunitzki Waldow (192); Vitória Jung Peretti (192); Vitória Maria Dal Zot (193).