06/02/2020

Institucional

Dicas da Nutri para organizar um lanche saudável

Dicas da Nutri para organizar um lanche saudável

Na volta às aulas é preciso organização e criatividade. Uma má alimentação infantil contribui para o desenvolvimento de obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Além de prejudicar o crescimento e desenvolvimento adequados. Sendo, muitas vezes, prejudicial também para o aprendizado infantil.


A Nutri Vanessa do Colégio La Salle vem então dar algumas dicas básicas na hora de montar a lancheira do seu filho:

1-Uma dica muito importante é evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente.

2-Incluir todos os dias uma fruta na lancheira, se possível, permitindo que a criança escolha qual ela deseja levar.

3-É válido colocar uma garrafinha de água na mochila e incentivar a criança a beber ao longo do dia. Água de coco e sucos naturais também podem fazer parte do lanche, segundo a nutricionista.

4-Coloque também uma opção de carboidrato, pães ou panquecas integrais, wraps, biscoitos integrais ou simples (sem recheio) e barras de cereais são boas opções para fornecer energia à criança. Como acompanhamento, a especialista sugere geleia de frutas, manteiga, ricota.

5-Caso a criança consuma salgados na escola, a dica da nutricionista é dar preferência aos assados, como pão de queijo, esfihas e tortas. Evite alimentos como pães brancos, salgadinhos, chocolates e refrigerante que desequilibram a dieta da criança.


Na hora de montar a lancheira do seu filho, assim como na alimentação do dia a dia, limite os alimentos processados e evite os ultraprocessados.

“A nutrição saudável nos primeiros anos de vida é essencial para o desenvolvimento, acima de tudo por contribuir para o estabelecimento de hábitos alimentares que são benéficos não somente na infância, mas também na futura vida adulta. A família tem papel fundamental nessa construção de hábitos.” diz a nutri Vanessa.


Alimentar-se adequadamente não precisa ser algo tão complexo. São pequenos atos no dia a dia capazes de moldar uma vida mais saudável.

< voltar