11/10/2018

Institucional

Habilidades para um novo mundo

Habilidades para um novo mundo

O mundo se transforma a todo instante, a escola não pode passar à margem destas mudanças


A sociedade nunca produziu tanto conhecimento, em todas as áreas, como nos últimos tempos. Com a popularização da Internet houve a democratização do conhecimento, transformando totalmente o modo de aprender e ensinar. Nesse cenário, a Escola também deve mudar. O Colégio La Salle conectado com os movimentos do mundo faz a sua parte e saí na frente na construção de uma Escola viva, dinâmica, inovadora na qual os resultados são colhidos pelos nossos alunos.


A Supervisora Pedagógica, Juraci Casagrande explica estas transformações. “A Escola era tida como responsável pela difusão dos conteúdos. Essa prática não faz mais sentido, uma vez que os estudantes têm acesso aos conteúdos independente da escola. Esta realidade exige outra metodologia, que desenvolva habilidades e competências que produzam um conhecimento mais significativo”.


O trabalho do Colégio La Salle está focado nestas competências e habilidades que preparam crianças e adolescentes para lidarem com situações do cotidiano e as capacitam para resolverem problemas reais. “O estudante é um agente ativo no seu processo de conhecimento. O professor, em sua prática pedagógica, tem a intenção de fazer com que os alunos pratiquem, investiguem, discutam e socializem suas experiências, ou seja aprendam a fazer, aprendam aliar a teoria à prática”.


A formação de um estudante é um processo da Educação Infantil ao Ensino Médio. “Ninguém fica pronto em um ano escolar. É uma construção que deve ser feita ao longo da formação. O resultado no vestibular é consequência de toda essa prática. Nossa metodologia trata dessa formação integral: teoria, compreensão do mundo concreto e da base de valores que dão o equilíbrio emocional para os desafios da vida. Este tripé habilita o estudante para o sucesso nos vestibulares e no Enem. Provamos que este é o caminho, são sete anos de liderança da média geral do Enem”, explica Juraci Casagrande.


A professora Mauraci Torquato exemplifica como na área de Produção de Texto, esta evolução acontece ao longo da vida escolar. “É fruto de um percurso que se inicia na Educação Infantil, por exemplo, na despretensiosa 'Roda de Conversa’, que tem por base estimular a oralidade entre os estudantes. Esse processo se intensifica no Ensino Fundamental, quando amparados em Metodologias Ativas os estudantes elaboram textos coletivos nos quais se explora o ineditismo e a criatividade. No Ensino Médio, a pesquisa, a formação de opinião e o confronto de ideologias permitem ao estudante compor um repertório cultural, no qual todas as áreas do conhecimento cooperam significativamente para que o estudante tenha o que dizer em suas produções e, sobretudo, estratégias para fazê-lo, por essa razão a avaliação acontece de forma contínua” explica Mauraci.


Habilidades para um novo mundo

No Colégio La Salle as metodologias ativas estão presentes na rotina escolar porque são elas que desenvolvem a liderança, força, equilíbrio, controle da ansiedade, memória, imaginação, reflexão estratégica, confiança, trabalho em equipe, domínio das emoções e a coordenação motora.

 

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A experiência permite a vivência do aluno, não chega a ser um “fazer ciência”, mas essa aula permite que a turma veja o que está estudando acontecer na prática. O que é interessante saber é que a utilização da experiência como forma de aprendizagem é uma metodologia que instiga os alunos a buscarem e relacionarem o conteúdo aprendido com o experimento que está sendo exposto pelo professor.

 

 

Unindo a teoria à prática, é possível desenvolver nos alunos alguns conceitos como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade e postura empreendedora. Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design e informática.

 

A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto.

 

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