13/06/2018

Decifre o código e descomplique a matemática

É preciso suar, correr, pensar, definir estratégias, trabalhar em equipe e decifrar o Código. Esse foi o 1º Desafio QR Code de Matemática do Colégio La Salle enfrentado pelos alunos do Ensino Médio. A atividade faz parte das estratégias da Metodologia Ativa lassalista, que consiste em colocar o aluno no centro da construção do conhecimento.

O objetivo é desmitificar que a matemática é difícil e chata. Se historicamente a disciplina sofre aversão de boa parte dos alunos, a Metodologia Ativa veio para mostrar que esta realidade pode ser diferente. “O Desafio quer mostrar aos alunos que matemática não é uma fórmula abstrata de resoluções só para o papel ou para os testes, mas é uma fórmula que se aplica na prática, que serve para resolver coisas no cotidiano. Os alunos estiveram diante de questões que desenvolvem o raciocínio lógico e as respostas fazem parte das aplicações do cotidiano”, defendeu a professora de matemática Rubia Wilhelms França.

O Desafio foi pautado em conhecimento básico e lógico da matemática aliado a tecnologia QR Code, que é um código de barras que revela informações ao contato com aplicativos de leitura do código. “No Desafio nenhuma das questões teve o texto, os alunos tiveram que buscá-las através de códigos, que é o QR Code, em um painel de questões. Eles decifraram a questão, voltaram para o grupo para definir estratégias de resolução de problemas, ao término buscaram em outro painel os códigos de respostas. Só puderam passar para outra questão ao encontrarem a resposta, como se fosse fases de um jogo”, explicou o professor de matemática Luiz Fernando Mori.

A metodologia permitiu observar o nível de organização das equipes, e ainda, estimulou os alunos a desenvolverem a capacidade de concentração num ambiente adverso. “As atividades aconteceram no ginásio do Colégio, com muitas pessoas e barulho. Isso tudo é um treinamento para o Enem, para o vestibular e para a vida”, advertiu Mori.

Para a professora Rúbia no Desafio os alunos exercitaram diversas habilidades e competências. “Eles precisaram ser autônomos, trabalharam em equipe, discutiram os problemas e definiram as estratégias de resolução, os professores só foram mediadores deste instrumento”.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Eliane Reichel explica que este é apenas um exemplo das atividades que o Colégio La Salle vem desenvolvendo. “O Desafio Matemático QR Code faz parte de um conjunto de ações que usam novas metodologias e tecnologias para favorecer o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. A Metodologia Ativa muda a forma de aprender e ensinar, tornando o aprendizado mais dinâmico e as aulas mais interessantes para os alunos. Ela faz parte do nosso cotidiano porque acreditamos que o conhecimento construído desta forma estimula a formação de pessoas reflexivas, pensantes e motivadas à discussão das situações-problemas. A maior capacidade de discernimento e de aprofundamento do conhecimento possibilitará ao estudante a adoção de um comportamento assertivo e ético com as pessoas e situações com as quais conviverá.”

Eliane destaca que Matemática não é a única disciplina que a Metodologia é aplicada. “Faz parte do nosso Projeto Pedagógico, portanto, todas as áreas do conhecimento estão engajadas e renovam o movimento de aprendizagem em sala de aula, com atividades diversificadas que exigem a participação mais efetiva do estudante. O comprometimento em estudar e as atitudes diárias de colaboração do estudante são determinantes para que o professor consiga desenvolver o seu Plano de Aula de modo inovador e satisfatório. Assim, outros espaços escolares também se transformam em verdadeiras oficinas educativas, como a área verde do colégio, os laboratórios de Ciências, de Informática, o Auditório, o Centro Esportivo e as salas que abrigam as Disciplinas Eletivas”.

Os classificados do 1º Desafio QR Code de matemática serão conhecidos ainda, nesta semana.