03/05/2019

Políticas Públicas para o bem-estar social

As Disciplinas Eletivas de Políticas Públicas e Produção Textual, junto à Disciplina de Ensino Religioso desenvolvem pela discussão de temas, a habilidade de buscar intervenções sociais para as mais distintas questões que envolvem a sociedade. Nesse sentido, em consonância à Campanha da Fraternidade - “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), pretendeu-se estimular o conhecimento referente às Políticas Públicas, as quais são ações e programas desenvolvidos para atender às demandas da população. Para tanto, a convite do Irmão Taylon Amorim Torres, a professora e vereadora Janice Salvador, expos em palestra aos 9º anos, 1º e 2º anos do Colégio La Salle, o tema Políticas Públicas, enfatizando que essas intervenções podem apresentar soluções específicas para os problemas da sociedade a nível municipal, estadual e federal.

Nas palavras da Professora Janice Salvador, o Estado considera a Constituição Federal, de 1988, preceito para garantir os direitos da sociedade brasileira, bem como a participação direta da população em Conselhos Deliberativos em defesa da criança e do adolescente, saúde, assistência social e educação. Refletir sobre Políticas Públicas, segundo estudantes que participaram da reflexão, é importante para compreender a maneira como esses programas refletem em nossas vidas e o que pode ser feito para aprimorá-los, mesmo na condição de estudantes. A questão, também debatida no momento, considerou que todo cidadão pode e precisa engajar-se a Conselhos Deliberativos, os quais visam garantir alternativas para o bem-estar social.