19/05/2022

Eleito o 28º Superior Geral da Rede La Salle mundial

Na última quarta-feira, 18 de maio, durante o 46º Capítulo Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, realizado em Roma, foi eleito o 28º Superior  Geral da Rede La Salle de Educação. O Irmão Armin Luistro, das Filipinas, ficará à frente do Governo Central do Instituto durante os  próximos 7 anos, de acordo com o Regra do Instituto. A última eleição ocorreu em 2014, também em Roma, durante o 45º Capítulo Geral, quando foi eleito o Ir. Robert Schieler.

A eleição do Ir. Armin aconteceu na Sala Magna da Casa Generalícia pelos 70 Irmãos capitulares com direito a voto. Para marcar o anúncio da eleição do novo Superior Geral, o sino do Santuário La Salle da Casa Geral repicou por alguns minutos. Logo em seguida, os Irmãos Capitulares e demais colaboradores da Casa Geral acompanharam o Irmão Armin em procissão até o Santuário para rezar diante das relíquias do Fundador, São João Batista de La Salle.

Nos próximos dias, ainda serão eleitos o novo Vigário Geral e os 5 Conselheiros Gerais que governarão o Instituto dos Irmãos Lassalistas no período de 2022 a 2029, junto ao Irmão Armin Luistro. O 46º Capítulo Geral segue até o próximo domingo, dia 22 de maio. Programado desde 2019 para ser realizado em maio de 2021 em Pattaya, na Tailândia, o Capítulo Geral foi adiado para o ano seguinte, na Casa Geral em Roma, devido à pandemia da Covid-19.

BIOGRAFIA DO NOVO SUPERIOR GERAL

Armin Altamirano Luistro, FSC, nasceu em 24 de dezembro de 1961 e ingressou no Escolasticado La Salle (Centro de Treinamento Acadêmico dos Irmãos das Escolas Cristãs), em Manila, em abril de 1979, enquanto estudava na Universidade De La Salle (DLSU). Recebeu o hábito religioso em outubro de 1981, fez os primeiros votos religiosos em outubro de 1982 e os votos perpétuos em maio de 1988.

O Irmão Armin começou sua profissão de professor em La Salle Lipa, em Batangas, onde atuou como professor de religião, conselheiro e zelador pastoral de 1983 a 1986. Em 26 de agosto de 2000, co-fundou, com Josef Suwatan, Bispo Católico de Manado, a Universidade Católica De La Salle, em Manado, hoje conhecida como Universidade De La Salle Indonésia.

O Irmão Armin traz em sua bagagem mais de 34 anos de experiência nos setores público e privado. Foi Ministro da Educação de 2010 a 2016. Anteriormente, dirigiu a Universidade De La Salle, da qual foi reitor de abril de 2004 a junho de 2010.

Em anos anteriores, foi também Presidente do Sistema Universitário La Salle e de várias Escolas La Salle. De 2017 a 2019, ele novamente atuou como presidente da La Salle Filipinas, a rede de escolas La Salle no país. Atualmente, ele é membro do conselho da Philippine Business for Social Progress (PBSP), a maior organização não governamental liderada por empresas do país. Em maio de 2019, foi nomeado Provincial do Distrito Lassalista da Ásia Oriental.

O Irmão Armin também ocupou vários cargos em outras organizações governamentais e intergovernamentais, como o Conselho Consultivo da Comissão Nacional da Juventude (NYC), a Comissão Nacional das Filipinas para a UNESCO e a Organização dos Ministros da Educação do Sudeste Asiático (SEAMEO).

Ele também foi membro ativo do Philippine Council for NGO Certification (PCNC), da Knowledge Channel Foundation, da Philippine Business for Education (PBed) e da Sidhay Foundation for Street Children. Além disso, possui doutorado em Gestão Educacional pela Universidade Saint La Salle em Bacolod e mestrado em Educação e Valores Religiosos pela Universidade De La Salle, em Manila. Ele também é formado em Filosofia e Letras pela Universidade De La Salle.