08/04/2019

Celebração em Ruão marca Ano Jubilar Lassalista

Para marcar o tricentenário da passagem de São João Batista de La Salle à vida eterna, foi celebrada pelo Arcebispo Dominique Lebrun, no dia 7 de abril, uma missa solene na Catedral Notre Dame, que fica em Ruão, na França, cidade em que La Salle passou seus últimos dias de vida. Na celebração estiveram presentes Irmãos, colaboradores e leigos que se identificam com o carisma lassalista e que, juntos, dão seguimento à vida e a obra deixada por La Salle. Clique aqui e confira as fotos da Celebração.

Em sintonia com as comemorações que acontecem em diversos países com presença lassalista, o Superior Geral do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, Ir. Robert Schieler, participou de uma entrevista com a professora Maggie McGuinness. Na ocasião, ele falou sobre as obras e a vocação lassalista ao redor do mundo, deixando uma mensagem de fé a todos os seguidores de La Salle. Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.

Na Província La Salle Brasil-Chile, a data também está sendo celebrada em todas as Comunidades Educativas. Ao longo do mês de abril, os colégios realizarão missas abertas à comunidade local com o tema do Ano Jubilar Lassalista.

Outras celebrações eucarísticas programadas

Para o dia 30 de abril, data do nascimento de La Salle, está marcada outra missa solene na cidade em que o Santo Fundador nasceu, em Reims, na França. A festividade será celebrada pelo arcebispo da diocese de Reims e novo presidente da Conferência dos Bispos da França, Dom Eric de Moulin-Beaufort.

Já no dia 15 de maio, data em que La Salle recebeu do então Papa Pio XII o título de Padroeiro dos Educadores, será celebrada uma missa no Santuário San Giovanni Batista de La Salle, em Roma, onde estão as relíquias do Santo.

Saiba mais sobre o Ano Jubilar Lassalista

O Ano Jubilar Lassalista, concedido pelo Papa Francisco em decorrência ao Tricentenário da morte de São João Batista de La Salle (1719-2019), teve início no dia 17 de novembro de 2018. As celebrações em honra ao Santo Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, com sede em Roma, na Itália, se estenderão até o dia 31 de dezembro deste ano.

A Província La Salle Brasil-Chile, em sintonia com a programação feita pelo Instituto, organizou o seu cronograma de atividades e celebrações do Ano Jubilar. Na programação, que já está em andamento, constam eventos nas Comunidades Educativas do Brasil, do Chile e de Moçambique.