01/04/2019

Institucional

1º Encontro dos Núcleos Sou Solidário

1º Encontro dos Núcleos Sou Solidário

Nos dias 29 e 30 de março ocorreu o 1º Encontro dos Núcleos Sou Solidário, no Centro de Pastoral La Salle, em Canoas/RS. Foram dois dias direcionados para a temática do voluntariado lassalista, contando com a participação de 14 Comunidades Educativas de diferentes estados, o Grupo Panela Velha, a Fundação La Salle e a Pastoral Provincial.

Os momentos foram inspirados pela caminhada do Projeto Sou Solidário e pelos passos em rede que estão sendo dados na busca pela transformação social. Além das experiências partilhadas, o encontro possibilitou o lançamento de uma ferramenta facilitadora e lúdica de implantação e desenvolvimentos dos Núcleos Sou Solidário nas Comunidades Educativas, o “Jogo Sou Solidário”. Esta ferramenta auxiliou na condução dos momentos formativos e vivenciais do encontro, permitindo que os participantes pudessem ressignificar conceitos, dialogar e propor ações sociais e compartilhar histórias que mudaram vidas.

A tônica destes dois dias foi a situação da população e das obras lassalistas em Beira/Moçambique, que estão enfrentando inúmeras dificuldades após a passagem do Ciclone Idai no dia 15/3. “Mais do que nunca, a solidariedade necessita ser protagonista e sem fronteiras neste contexto, motivando iniciativas que promovam a sensibilização das pessoas e mobilização de recursos”, afirma a Coordenadora do Projeto Sou Solidário, Michele Nunes D’Ávila. O 1º Encontro dos Núcleos Sou Solidário foi fundamental para que esta pauta tivesse ainda mais visibilidade, contando com a criatividade e engajamento das Comunidades Educativas na missão de “ter e ser luz” através do compromisso com a nossa sociedade.  

Participaram do Encontro, representantes das seguintes instituições:

La Salle Canoas

La Salle Niterói

La Salle Esteio

La Salle Sapucaia

La Salle Dores

La Salle São João

La Salle Santo Antônio 

La Salle Pelotas 

La Salle Medianeira 

La Salle Peperi

La Salle Toledo 

La Salle Manaus

La Salle O Pão dos Pobres 

Panela Velha

Pastoral Provincial 

Fundação La Salle

< voltar