28/08/2018

Ir. Justo recebe o título de Doutor Honoris Causa

O Dia do Psicólogo, celebrado em todo o Brasil nessa segunda-feira (27/08), não poderia ter sido mais prestigiado pela Província La Salle Brasil-Chile: o Irmão Henrique Justo, pioneiro da Psicologia Científica no país, recebeu o título de Doutor Honoris Causa –utilizado quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho. A Sessão Solene de Outorga aconteceu no Salão de Atos da Universidade La Salle, em Canoas/RS. Com o espaço lotado de alunos, professores, psicólogos, familiares do Irmão e inúmeros admiradores, o Doutor em Psicologia foi aplaudido pelo público, de pé, reconhecendo os seus grandes feitos e experiências compartilhadas, principalmente, no meio acadêmico.

Seguindo o protocolo da solenidade, os membros do Conselho Universitário (Consun) iniciaram a cerimônia em um cortejo pelo Salão de Atos, representando a aprovação por unanimidade do título sugerido pela Reitoria da Instituição. A mesa, formada pelo Reitor da Universidade La Salle, Irmão Paulo Fossatti, pelo Secretário da Missão Educativa do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs em Roma, Ir. Nestor Anaya Marin; pelo Diretor de Gestão da Rede La Salle, Ir. Olavo José Dalvit; pelo Vice-Reitor da Universidade La Salle, Ir. Cledes Antônio Casagrande e pelo Professor William Barbosa Gomes.

Após a abertura oficial, proferida pelo Ir. Paulo Fossatti, o Ir. Justo, ou Professor Justo, como é carinhosamente chamado nos corredores da Universidade, subiu ao palco para compor a mesa. De lá, ouviu a ata da Reunião do Conselho, com a proposta e formalização da homenagem.

Pioneirismo da ciência centrada na pessoa

A leitura do currículo resumido de Henrique Justo, Irmão Lassalista, professor universitário, pedagogo, psicólogo, gestor em Educação, pesquisador e fonte de inspiração para gerações, antecipou que se tratava de uma bela homenagem, em nome de todo o Conselho da Instituição.

O responsável pelo momento foi o Professor William Barbosa Gomes, amigo e companheiro de inúmeras jornadas do Ir. Justo há algumas das suas mais de nove décadas de vida.

No texto emocionado e rico em detalhes sobre a trajetória do homenageado, o Prof. William destacou as características marcantes do Ir. Justo e os seus feitos pela Psicologia no Brasil. Partiu da curiosidade do jovem Henrique Justo em aprender a Língua Portuguesa, até as publicações e contribuições enquanto psicólogo e pesquisador, que até hoje estão vivas e presentes nas salas de aula, ressaltando que o Ir. Justo foi, também, fundador de um dos primeiros cursos de Psicologia do Brasil.

“Costuma falar baixinho, mas com confiança e firmeza. Gosta de temporizar, escutar e acolher sem tom de superioridade, embora tenha uma carga de conhecimento e experiência que fazem história. Assume-se como um professor que não detém o conhecimento, mas que centra a sua abordagem na pessoa. Seus alunos questionam se, afinal, Justo é realmente coerente à essa abordagem ou se é a abordagem centrada na pessoa que encontrou nele a sua mais fiel expressão”, afirmou Willian.

Inspiração pela ousadia e coerência

Após a leitura e devidamente trajado com o Capelo, imposto pelo Reitor, oficializando a homenagem, o já Doutor Honoris Causa tomou a palavra agradecendo o reconhecimento e partilhando com os presentes as histórias que figuraram a sua trajetória. Falou sobre as escolas que marcaram a sua vida, iniciando pela escola básica de Poço das Antas/RS, sua cidade natal, onde foi alfabetizado. “Trago grandes lições ainda daquela época que foram importantes para toda a minha vida. Se não fosse a comunidade, que se uniu em 1930 para abrir a escola por conta própria, eu seria analfabeto. O conhecimento deve estar acessível para todos porque transforma as vidas das pessoas e a sociedade”, pontuou.

O Ir. Paulo fechou a noite de homenagens falando da importância do trabalho do Ir. Justo para a Universidade La Salle, em especial, e para todas as pessoas alcançadas mundo afora pelas suas obras literárias e de vida.

No decorrer da sua atuação na academia, em diferentes Instituições, Ir. Justo cativou pela acessibilidade, atenção e sorriso fácil, que se misturavam com a forma simples e rica como aprendia e transmitia seus saberes.

“Em épocas em que o mundo carece de histórias inspiradoras, temos a oportunidade de dividir nosso dia a dia e reconhecer, solenemente, o Ir. Justo por tudo o que faz aqui e fora da Universidade. O que ele sempre fez e faz foi dar sentido à sua existência. Isso é capaz de transformar a sua própria história e, por consequência, transformar e dar sentido às histórias que estão no seu entorno. Justo é inspiração para que a gente nunca perca a esperança de caminhar em direção das nossas utopias”, encerrou o Ir. Paulo.