03/08/2018

Falece o Irmão Norberto Luiz Nesello

Com tristeza, a Província La Salle Brasil-Chile comunica o falecimento do Irmão Norberto Luiz Nesello, ocorrido nesta madrugada de sexta-feira (03/08/2018).

O velório acontecerá na Capela São José, localizada no Colégio La Salle Canoas/RS (Av. Victor Barreto, 2288, Centro – Canoas/RS), às 11h. Às 15h, será realizada uma Celebração Eucarística, no mesmo local. A partir das 16h, acontecerá a saída para o Cemitério Parque São Vicente (Av. Santos Ferreira, 3721, Centro – Canoas/RS), onde ocorrerá, às 17h, o sepultamento.

Irmão Educador em sua trajetória lassalista

Este querido Irmão nasceu em Marcelino Ramos/RS, no dia 28 de outubro de 1928 e mudou-se para o município de Canoas/RS em 1942. Ir. Norberto era graduado em Língua Portuguesa, pós-graduado em Literatura e mestre em Teologia Sistemática. Fez a sua primeira Profissão Religiosa no dia 19 de março de 1946 e a Profissão Perpétua em 06 de janeiro de 1953. Em quase seis décadas dedicadas à educação, o Irmão lecionou durante 58 anos na Rede La Salle, no Colégio La Salle Canoas e Centro Universitário La Salle – hoje Universidade La Salle – onde atuou até 2007.

Reconhecimento

Em 2008 recebeu a medalha “Educador Emérito” do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2017 recebeu a medalha “Pinto Bandeira”, honraria máxima concedida pelo município de Canoas às personalidades que contribuíram, significativamente, com o desenvolvimento local.

"Todos nós conhecemos o Ir. Norberto pela sua longa e significativa trajetória em Canoas. Teve uma destacada atuação como professor. Era uma presença constante com alunos e antigos alunos. O seu trato amável conquistava os corações. Soube encarnar, como poucos, o carisma lassalista. Um Irmão simples, presente, atuante, educador competente, comprometido e que viveu intensamente o espírito de fé e zelo da espiritualidade lassalista", destacou o Irmão Provincial Edgar Nicodem.

Presença diária no Colégio La Salle Canoas

Diariamente, quando o relógio marcava 7h15min da manhã, lá estava Irmão Norberto na sala de professores do Colégio La Salle Canoas. “Ele participava da reflexão antes de começar as aulas, sempre com uma fala de um pensamento ou questão importante. As nossas reflexões não serão mais as mesmas”, lamenta a Diretora do Colégio, Maria Elisa Schuck Medeiros.

Outra memória é a presença do Irmão no pátio da escola, convivendo com os alunos. Em 2017 ele foi homenageado na formatura do 3º ano do La Salle Canoas. “Ele gostava muito de conversar com os alunos. Às vezes, até com chuva, vinha até o pátio e sempre foi muito ovacionado pelos alunos”, conta Elisa.

A Província La Salle Brasil-Chile e a Comunidade Lassalista unem-se em preces pelo descanso eterno do querido Ir. Norberto Luiz Nesello e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos.