30/07/2018

Obras Assistenciais

Missão Norte reúne voluntários lassalistas no Pará

Até o dia 04 de agosto acontece a Missão Norte na cidade de Ananindeua, no Pará, iniciada na passada segunda-feira, dia 23 de julho. A ação integra o “Sou Solidário”, projeto de Voluntariado da Rede La Salle, que reúne pessoas dispostas a doar parte de seu tempo e trabalho para a transformação social de pessoas e comunidades.

O trabalho envolve 12 voluntários, entre Irmãos e Leigos Lassalistas, com o objetivo de realizar atividades comunitárias envolvendo diversas temáticas, tais como saúde, geração de renda, educação, espiritualidade e cidadania. As ações estão voltadas para seis instituições de Ananindeua: Escola Celina Del Tetto, Escola La Salle Ananindeua, Associação de Moradores do Conjunto Residencial Mururé, Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, Associação Brasileira de Capoterapia e a comunidade local do Icuí-Guajará.

Ananindeua é um município que enfrenta muitas dificuldades, entre elas o alto índice de violência contra jovens e mulheres. Por isso as atividades da Missão Norte estão voltadas para crianças, adolescentes, grupos de mulheres, professores e lideranças comunitárias.

A primeira semana da Missão Norte iniciou com a acolhida dos voluntários, apresentação mútua, planejamento e mobilização comunitária. A partir de quarta-feira até sexta-feira de tarde seguiram oficina de Capoterapia, oficina de reaproveitamento de alimentos e ioga, atividades lúdicas e recreativas com crianças, oficina de artesanato e reunião para tratar do enfrentamento às diferentes formas de violência contra as mulheres. No sábado de manhã, mais atividades recreativas, esportivas e culturais para crianças e adolescentes nas dependências da Escola Celina Del Tetto.

Além de realizar essas ações, o grupo de voluntários lassalistas também vivenciou encontros de partilha e espiritualidade na residência da Comunidade La Salle, onde estão hospedados. Do aprendizado até o momento foram destacados a união do grupo, os desafios diante da realidade local e a motivação para fazer o bem. Todas essas situações já deixam marcas na vida dos voluntários, assim como da comunidade que participa desta experiência transformadora.

Participam no Projeto “Sou Voluntário” as seguintes pessoas:

Brenda Gabriele de Moura Fouletto (aluna da Universidade La Salle Canoas/RS)

Charles Bruno dos Santos (ex-aluno do Colégio La Salle Toledo/PR)

Daniel De Lima Gomes (Pastoral Provincial, com sede em Canoas/RS)

Gabriel Lummertz (ex-aluno do Colégio La Salle Manaus/AM)

Ir. Éder Polido (Pastoral Provincial, com sede em Canoas/RS)

Ir. Hugo Mombach (Comunidade La Salle São Paulo/SP)

Ir. Ignácio Weschenfelder (Comunidade La Salle Ananindeua/PA)

Ir. Joneilton Araújo (Comunidade e Postulantado La Salle Ananindeua/PA)

Ir. Marcelo Misturini (Comunidade La Salle Ananindeua/PA)

Joana Paloschi (voluntária lassalista externa de Porto Alegre/RS)

João Caffaro (aluno do Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ)

Letícia Giocoia Gripp (ex-aluna do Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ)

Michele Nunes D’Ávila (Fundação La Salle, com sede em Canoas/RS)

Os 4 Pré-Postulantes de Ananindeua também estão participando ativamente nas diversas aticidades do projeto, junto com seu formador, Irmão Joneilton Araújo. São eles: Marcos Souto (do Porto de Moz/PA), Lukas Ivan, Matheus Silva e Vicente Gomes (de Zé Doca/MA).