13/07/2018

La Salle Carmo representará o Brasil em Abu Dhabi

Adriana Hentges e Rafaela Badoo, alunas da 1ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul/RS, vão representar em 2019 o Brasil na MILSET Expo Science International (ESI), feira internacional de Ciências que acontecerá em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

O convite para representar o Brasil teve uma longa trajetória. Em 2017, as duas estudantes, do então 9º ano do Ensino Fundamental, participaram da Mostra Científica do próprio colégio. As meninas desenvolveram um projeto que, a partir do amido de batata, consegue produzir plástico biodegradável, buscando uma sensível redução à poluição ambiental. Segundo as alunas, esse material demora bem menos tempo para se decompor, por se tratar de uma matéria orgânica. “O propósito do trabalho é trazer o lado bom do plástico biodegradável e o lado ruim do plástico normal. O plástico biodegradável feito a partir do amido da batata mostra uma grande divergência do plástico normal, que é produzido a partir do petróleo”, explicaram.

Neste evento do ano passado, a dupla foi credenciada para participar da 9ª Expo Ciências Latino-Americana, que aconteceu entre os dias 02 a 07 de julho de 2018, em Antofagasta, Chile. Participando com alunos de todos os países da América Latina, as estudantes caxienses foram premiadas novamente. Desta vez, foram selecionadas para representar o Brasil num dos maiores eventos voltados à criatividade de jovens cientistas. Trata-se da MILSET Expo Science International (ESI), feira internacional que ocorrerá entre os dias 22 a 29 de setembro de 2019. Na oportunidade, elas irão apresentar o trabalho junto com outros projetos premiados em exposições da América Latina, Europa, África, Ásia e de Vostok.

A Rede La Salle parabeniza mais uma vez as alunas Adriana e Rafaela e o Colégio La Salle Carmo pelo reconhecimento internacional e pela valorização da pesquisa científica. Que as estantes de todas as Comunidades Educativas Lassalistas fiquem, cada vez mais, lotadas de premiações, assim como com o orgulho dos educadores lassalistas, que vivenciam diariamente as conquistas dos seus estudantes.