10/07/2018

Institucional

Rede La Salle participa da Mesa Pro BICE Brasil

Rede La Salle participa da Mesa Pro BICE Brasil

Você sabe o que é o BICE? Trata-se do “Bureau International Catholique de l’Enfance” (BICE), com sede em Paris, capital da França, uma rede internacional de organizações católicas que se dedicam à promoção e proteção da dignidade e dos direitos de crianças e adolescentes. É uma organização sem fins lucrativos que age numa perspectiva cristã, buscando o desenvolvimento integral de todas as crianças há 70 anos.

O ponto de partida das ações da rede é a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que a percebe como pessoa humana em sua totalidade e sujeito de direitos. Desta forma, é dever de todos e todas propiciar à criança um ambiente protetor, preservando, tanto quanto possível, os laços com sua família e sua comunidade. Além disso, o seu desenvolvimento exige também o reconhecimento da sua dimensão espiritual. No Brasil, a Rede La Salle está inserida no projeto através da Mesa Pro BICE Brasil, junto com outras 10 organizações católicas.

Sobre a Mesa Pro BICE Brasil

A Mesa Pro BICE Brasil é constituída por 11 organizações ligadas à Igreja Católica. Essa Mesa tem por missão o propósito de renovar permanentemente a vivência do compromisso com a dignidade das crianças e adolescentes, por meio do serviço educativo, pastoral, promocional e de proteção e garantia de seus direitos. Entre os objetivos da Mesa estão a valorização do trabalho conjunto das instituições católicas no Brasil, a contribuição para a construção de um novo conceito de cidadania, pautado no respeito à dignidade e na promoção e na garantia dos direitos de cada criança e adolescente.

Fazem parte da Mesa Pro BICE Brasil 11 instituições da Igreja Católica que assinaram no dia 16/09/2016 na sede da CNBB em Brasília o Acordo de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros: 1) Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 2) Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), 3) Bureau International Catholique de l’Enfance (BICE), 4) Cáritas Brasileira, 5) Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), 6) Pastoral da Criança, 7) Pastoral do Menor, 8) Rede Jesuíta Brasil, 9) Rede La Salle, 10) Rede Salesiana do Brasil e 11) União Marista do Brasil (UMBrasil).

Atividades da Mesa Pro BICE Brasil

Na Mesa Pro BICE Brasil são realizadas reuniões, seminários, encontros formativos, participação em organizações da sociedade civil e produção de material informativo pelas instituições católicas nacionais. Entre essas atividades, se destaca o Seminário de Incidência Institucional da Mesa Pro BICE Brasil, que aconteceu no mês de abril, na sede provisória da CNBB, em Brasília/DF.

A Rede La Salle se fez presente nesse Seminário na pessoa do Ir. Samuel Sampaio Castro, representante lassalista na Mesa Pro BICE Brasil e integrante da Comunidade La Salle São Carlos/SP. “O 70º aniversário da Oficina Internacional Católica para Infância (BICE) confirma o compromisso de atuação dos cristãos na afirmação dos direitos das crianças e adolescentes no mundo. A identidade do BICE foi firmada em um longo processo de conquista e participação em organismos internacionais e políticos. Recordo que a efetividade dos direitos da infância depende ainda de ações de incidência e monitoramento realizadas por instituições como o BICE”, comentou o Ir. Samuel.

O evento contou ainda com a participação de representantes da CNBB, da CRB e de diversas redes confessionais de Ensino, de Pastorais e ONGs.

< voltar