20/10/2015

Rede La Salle: foco na preparação para o ENEM

Nos dias 24 e 25 de outubro acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Porta de entrada para programas de ensino, o ENEM oportuniza, por meio de sua nota, avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil e permitir o acesso à Educação Superior em instituições públicas e privadas. Para esta edição, é prevista a participação de cerca de 7 milhões de estudantes.

A cada ano, a Rede La Salle fortalece a preparação de alunos a este exame a partir de projetos, aulas e atividades especiais, conquistando bons desempenhos em suas regiões de atuação. Atentos ao estilo das provas, os educadores lassalistas inovam e contribuem com orientações e dicas aos alunos.

Um exemplo é o projeto “Aditivado ENEM La Salle”, que acontece no Colégio La Salle Medianeira, em Cerro Largo/RS. Trata-se de um preparatório intensivo com aulas noturnas nos três meses que antecedem o exame, oferecidas a concluintes do Ensino Médio e a quem já encerrou a trajetória escolar. Quem frequenta a iniciativa do La Salle Medianeira sente-se mais do que preparado nesta reta final.

“Tenho direcionado meus estudos, a fim de dominar a extensa gama de conteúdos do Ensino Médio e relacioná-los entre si, pois a prova abarca inúmeras questões interdisciplinares, fato que exige muita competência do candidato. Busquei muito treinamento e leituras. Conciliar bagagem cultural com os conteúdos garantem o sucesso no exame”, considera Dalvan Kasper Steffens, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

A preparação para o ENEM também inclui bem-estar físico e emocional. Pensando nisso, o La Salle Abel, de Niterói/RJ, realiza ao longo dessa semana sessões de relaxamento, com jogos, esportes e dança. O clima de bom-humor reduz o estresse e integra professores e alunos após quase um ano de estudo, aulas especiais e muito foco.

Já o La Salle Dores, de Porto Alegre/RS, oportuniza aos seus alunos do Ensino Médio a descobrirem a essência da vida, formando-os na sua integralidade. Ao chegarem ao 3º ano, fazem parte dos “Desbravadores do ENEM”, momento no qual têm oficinas de redação e português, realizam pré-prova, simulados e saídas de campo.

“O ENEM apresenta uma matriz de habilidades e competências que não engloba apenas a memorização dos conteúdos. Trata-se de uma preparação para o mercado e para a vida”, considera Rosemari Fackin, da Assessoria Educacional da Rede La Salle. “Nossas escolas estão cientes desta importância do Exame. Dessa forma, são trabalhados em sala de aula conteúdos direcionados a este tipo de prova multidisciplinar ao longo de toda a trajetória escolar”, completa.

Essas e muitas outras iniciativas da Rede La Salle possibilitam que os estudantes alcancem sucesso no ENEM e nas próximas experiências de suas vidas, ressaltando talentos e ensinando, principalmente, a bem viver.

Acompanhe as novidades deste portal e confira mais notícias sobre o ENEM!