23/07/2020

Orientações para a Volta às Aulas Presenciais

Estimadas Famílias Lassalistas,

Viva Jesus em nossos corações. Para sempre!

No dia 2 de julho de 2020 foi publicado o Decreto nº 40.939, liberando as atividades educacionais presenciais, inicialmente na rede privada (a partir de 27 de julho) e, posteriormente, na rede pública (a partir do dia 3 de agosto). Após ser questionado na Justiça, o Decreto foi confirmado, porém com alterações nos prazos de retorno para as escolas públicas (dia 31 de agosto) e mantendo o previsto para as escolas particulares.

Por outro lado, indicadores dos órgãos de saúde confirmam o aumento dos casos de pessoas infectadas com a Covid19 no DF e há uma previsão, segundo estes órgãos, de que o pico de contaminação acontecerá nas duas primeiras semanas do mês de agosto. A partir desse período, o chamado “platô” poderá ser alcançado, com a posterior redução gradativa dos níveis de contágio.

Frente a tal cenário, as escolas da Rede La Salle do DF, entre elas o Colégio La Salle Sobradinho, estabeleceram o seu calendário de retorno, tendo em conta as seguintes premissas:

• Antecipar a volta às aulas presenciais para o início de agosto poderia se configurar em um fator de risco para os estudantes e colaboradores lassalistas, neste contexto de aumento do número de casos;
  • As escolas particulares, mesmo com todas as medidas profiláticas e preventivas tomadas, não podem ser transformadas em uma espécie de “balão de ensaio” para verificar a segurança de um retorno presencial às aulas, colocando em uma situação de risco seus estudantes, colaboradores e familiares;
  • A pesquisa realizada junto aos responsáveis pelos alunos do Colégio aponta que 72,5% dos estudantes não pretendem retornar às atividades presenciais no momento, enquanto 27,5% desejam fazê-lo. Também aponta para o fato de que as atividades a distância, mediadas pela tecnologia, estão atendendo satisfatoriamente as necessidades de aprendizagem dos estudantes lassalistas.
  • Um retorno seguro às aulas presenciais possibilitará aos estudantes e seus familiares a tranquilidade necessária para que possam dar continuidade aos seus estudos com melhor aproveitamento.

Diante de tais pressupostos, a Equipe Diretiva do Colégio La Salle Sobradinho estabelece o seguinte cronograma de retorno às aulas presenciais:

*Observação: esse cronograma poderá ser alterado no caso de novas determinações por parte das autoridades competentes.

27 a 31 de julho

Recesso Escolar

3 a 7 de agosto

Aulas a distância, mediadas pela tecnologia

Conforme horário de aulas já estabelecido

10 a 14 de agosto

Aulas a distância, mediadas pela tecnologia.

Reabertura da Escola para colaboradores (sem alunos);

Implantação do novo sistema de internet (upload);

Exames médicos e testagem para Covid19 de todos os colaboradores;

Treinamento dos colaboradores quanto às medidas profiláticas;

Limpeza e desinfecção dos ambientes escolares.

Visita de pais e responsáveis, para verificação in loco das medidas protetivas tomadas.

17 de agosto

Reinício das aulas presenciais, conforme escalonamento, horários e turmas definidos pela escola, a ser informado à comunidade educativa.

Estudantes que optarem por não comparecer ao Colégio em virtude de determinação médica ou decisão familiar seguirão com aulas a distância, simultâneas com as aulas presenciais.

Sabemos, através da pesquisa realizada, que para muitas famílias o retorno às aulas presenciais poderia ocorrer com maior brevidade, por razões de trabalho, organização familiar ou por se sentirem seguras para tanto. Entretanto, pedimos a compreensão destas famílias no sentido de entender que as medidas tomadas pelo Colégio têm como objetivo oferecer a maior proteção possível aos nossos estudantes e a toda comunidade educativa , evitando problemas posteriores.

Informamos, outrossim, que nos próximos dias serão disponibilizados às famílias lassalistas o Plano de Contingência (Segurança e Proteção; Bem-Estar e Aprendizagem), juntamente com o Calendário Escolar e o Protocolo de Higiene e Biossegurança, para conhecimento e acompanhamento.

Tendo como exemplo S. João Batista de La Salle, seguimos confiantes na proteção e cuidado de Deus para conosco e colocamos nossa fé e esperança de que, em breve, superamos estes tempos difíceis e continuaremos nossa Missão de construir um mundo mais humano e fraterno através da educação.

Fraternalmente em La Salle,

Omero de Freitas Borges Júnior