06/05/2020

Carta da Comunidade dos Irmãos à Família Lassalista

Queridos membros da Família Lassalista: Diretores, Coordenadores(as), Administradores(as), Alunos, Alunas e Pais
Viva Jesus em nossos corações!

Nós, os seis Irmãos da Comunidade Religiosa Lassalista do DF, saudamos fraternalmente a todos os membros da grande família lassalista. Somos os Irmãos Eucledes Fábio Casagrande, Diretor do Colégio La Salle Águas Claras e seu Vice-Diretor Jacir Chini; Gerso Lopes Paz, Diretor do La Salle Brasília e seu Vice-Diretor Valdir Ludwig; Henrique José Longo, Vice-Diretor do La Salle Sobradinho e Ignácio Lúcio Weschenfelder, Vice-Diretor do La Salle Núcleo Bandeirante.

Informamos que os Irmãos Henrique e Ignácio permanecem retirados na residência dos Irmãos, na Asa Sul, devido à idade; o Ir. Gerson se encontra em Santa Catarina com seus familiares; os Irmãos Eucledes, Jacir e Valdir atendem e acompanham o desenvolvimento das atividades dos Colégios La Salle Águas Claras e La Salle Brasília.

Expressamos nosso apoio aos Diretores Omero de Freitas Borges Júnior, do Colégio La Salle Sobradinho e Rodrigo Silva dos Santos, do Colégio La Salle Núcleo Bandeirante, com especial apreço pela excelente e eficiente atuação deles juntamente com as Supervisoras Educativas e os(as) Coordenadores(as), neste tempo difícil do covid-19. Diariamente, desenvolvem atividades de organização e reorganização, dirigem e orientam inúmeras ações para que nossos alunos possam usar a ferramenta online e para que os(as) professores(as) possam divulgar, orientar e acompanhar a nova programação das atividades escolares nos lares.

Solidarizamo-nos com os quase 6.000 alunos lassalistas do DF e com seus pais e familiares que vivem uma realidade familiar nova, de convivência mais intensa, que lhes permite avaliar a qualidade de suas relações. É oportuno lembrar, neste contexto, a importância da vida espiritual que pode sustentar a união familiar. Que saibam valorizar esse tempo precioso do “FIQUE EM CASA” aproveitando acompanhar missas e cultos transmitidos pela TV. Cria novo sentido e importância o que tantas vezes se afirmou no passado: “Família que reza unida permanece unida”. Vale a pena recuperar essa prática e descobrir seu valor neste tempo de pandemia e de reclusão nos lares.

Felicitamos alunos e alunas que assumem com responsabilidade as atividades escolares através das aulas online. A pandemia não precisa ser causa de retrocesso na cultura e no aprendizado, pois a ciência, pelos meios de comunicação, abre novos caminhos de instrução e de formação.

Concluímos com a mensagem que o Papa Francisco transmitiu na missa celebrada na Casa Santa Marta, no dia 24 de abril: Rezemos hoje pelos professores que têm que trabalhar muito para dar aulas através da internet e de outros recursos midiáticos e rezemos pelos estudantes que têm que fazer as provas num modo no qual não estão acostumados. É isso que nossa comunidade religiosa procura fazer todos os dias, conectando-se a vocês pela oração. Sentimo-nos unidos a todos(as), num só coração, num só compromisso e, mesmo à distância, na continuidade do mesmo serviço educativo.

VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES! Sugerimos que esta saudação lassalista seja praticada no seio das famílias, assim como é costume em nossos colégios nos tempos normais.

Assinam: Os Irmãos da Comunidade La Salle Brasília