07/04/2020

Comunicado da Direção Provincial

Estimada Família Lassalista,

Viva Jesus em Nossos Corações! Para Sempre!

Esperamos encontrá-la bem e confiante de que “Grandes coisas são possíveis”, mesmo diante do momento histórico e complexo que vivemos em nosso país e no mundo. A tensa situação enfrentada, que teve início no âmbito da saúde, está afetando significativamente a nossa dinâmica social, familiar, educativa e econômica.

Como comunidade lassalista, não estamos isentos dos impactos provocados pela pandemia do COVID-19 e nem dos desdobramentos e desafios que ainda estão por vir. Apesar das incertezas, o momento nos pede zelo, atenção e vigilância constante em torno dos apelos de cuidados com a saúde, as relações sociais e familiares, as rotinas de estudos e de trabalho.

Primando pelo compromisso educacional com os nossos estudantes e famílias, desde a suspensão das atividades educativas presenciais e início da normatização das atividades domiciliares, expedidas pelos órgãos e autoridades competentes, nossas Equipes Diretivas e Pedagógicas buscaram, imediatamente, organizar e planejar as atividades acadêmicas na modalidade domiciliar. Somos conscientes de que estamos desenvolvendo um processo de aprendizagem não usual para a Educação Básica. No entanto, o uso de recursos digitais têm sido uma das formas pelas quais os estudantes podem dar continuidade ao processo de aprendizagem e interação social, com atividades, orientações e estímulo à aprendizagem em família.

Compreendemos que este momento ímpar tem exigido muito das famílias ao demandar, de forma abrupta, uma reorganização da rotina doméstica, profissional e acadêmica. Ou seja, repentina necessidade de reinventar o ambiente e a dinâmica familiar. Embora a insegurança, diante das constantes e inesperadas transformações, seja uma realidade, é verdade também que este é um tempo propício de aprendizagens inovadoras capazes de nos indicar novas perspectivas de compreender e organizar nossos lares.

Da mesma forma com que as famílias foram afetadas e forçadas a se reinventar diante do cenário atual, as Comunidades Educativas também foram impactadas nas suas rotinas pedagógicas e administrativas e desafiadas a manter-se fiel aos princípios e valores cristãos e lassalistas que colocam o educando como centro de suas ações. Nesse sentido, as medidas adotadas pela Rede La Salle seguem os decretos e normativas educacionais, respeitando a vida e o compromisso com o processo educativo dos nossos estudantes. As equipes diretivas, pedagógicas e, particularmente, os professores têm assumido com dedicação o ensino domiciliar, procurando assegurar a efetividade das aprendizagens essenciais.

Em vista disso, continuaremos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para manter as crianças, adolescentes e jovens vinculados aos estudos iniciados, honrando nosso compromisso firmado com os responsáveis. Somos sensíveis aos impactos que esta situação está causando nos orçamentos familiares, bem como estamos apoiando e participando do esforço coletivo em propor uma alternativa junto à FENEP (Federação Nacional das Escolas Privadas), ao PROCON, ao Ministério Público e outras entidades, referente às mensalidades neste período de regime especial. Por ora, o regime das mensalidades permanece inalterado. Como instituição, estamos abertos ao diálogo com cada família para favorecer o cumprimento das obrigações assumidas.

A Rede La Salle reafirma ainda o seu compromisso com cada família lassalista em cumprir com:

1) as normas e decretos emitidos pelas diferentes esferas públicas; 2) a legislação educacional brasileira; 3) a manutenção do quadro funcional de mais de cinco mil colaboradores; 4) a manutenção dos estudos domiciliares, observando as resoluções dos Conselhos Estaduais de Educação; 5) a reorganização do calendário escolar, prevendo tempo e espaços para avaliações diagnósticas e aulas de reforço, com vista à retomada dos conteúdos abordados no período de isolamento social; e 6) a comunicação aberta e objetiva em torno dos procedimentos pedagógicos e administrativos adotados em todas as esferas que impactam a Comunidade Educativa.

Por fim, agradecemos a todos pela colaboração, solidariedade e parceria neste momento delicado. A complexidade do cenário atual reforça a necessidade de uma compreensão mútua, fortalecida pelo diálogo constante, sem atropelos; pelo respeito às pessoas, às normas e aos regulamentos publicados pelos órgãos competentes; bem como pelo bom senso. Sairemos desta situação mais fortalecidos, solidários e humanos.

Que o Bom Deus acompanhe a cada família neste e em todos os momentos da vida. Estamos juntos e confiantes de que este tempo de reclusão passará o mais rápido possível.

Fraternalmente,

Direção da Província La Salle Brasil-Chile                          Direção do Colégio La Salle