15/08/2018

Programa de Monitoria e Grupos de Estudo

A educação lassalista, em conformidade com as mais modernas teorias educacionais, preconiza que os estudantes são, ao mesmo tempo, sujeitos e protagonistas de seus processos de aprendizagem. E uma das formas de exercitar esse protagonismo é através de atividades colaborativas.

A partir desse pressuposto, o Serviço de Orientação Educacional e a Biblioteca, com suporte da Supervisão Educativa, desenvolveram o Programa de Monitoria e Grupos de Estudo.

O objetivo é convidar os estudantes que apresentam maior facilidade em determinados componentes curriculares para que possam auxiliar seus colegas naqueles conteúdos nos quais apresentem dificuldades. São as chamadas monitorias. Esse processo se dá com a formação de grupos de estudos, composto por estudantes do mesmo nível de ensino, que se reúnem por áreas de interesse e/ou dificuldades. Esses grupos serão coordenados pelos alunos monitores, que atuarão como “gestores” do processo de aprendizado. Muitas vezes, a linguagem e a forma de comunicação entre grupos da mesma faixa etária e interesses comuns facilita a aquisição de novos saberes, auxiliando na melhoria dos resultados escolares.

Os grupos de estudo se reunirão no turno inverso, na Biblioteca. Além disso, sistematicamente os professores se reunirão com os estudantes monitores, para auxiliá-los no processo de ajuda aos seus colegas. Para garantir que esses encontros não se transformem em tempo de ociosidade, as normas de convivência e disciplina da escola serão as mesmas aplicadas nos grupos de estudo. Também é importante ressaltar que os grupos de estudos não substituem as aulas de reforço, que continuarão sendo oferecidas conforme os horários já divulgados.

Colégio La Salle Sobradinho: valores que unem, ideias que transformam!