14/08/2018

Pastoral

Vocacionados a ser Família

A Pastoral do Colégio La Salle Sobradinho, de forma sistemática, tem enviado aos integrantes da comunidade educativa uma série de "cartas", com temas importantes para nossos dias. São textos fundamentados no Evangelho e na tradição cristã da escola e podem ajudar no sentido de proporcionar momentos de reflexão, individual ou familiar.
Segue o texto do mês, com o tema "Vocacionados a Ser Família".
Leia e reflita sobre essa mensagem.

Prezados Pais, Mães e Responsáveis,

Viva Jesus em nossos corações! Para sempre!

Vocacionados a ser Família

A Educação Lassalista está pensada a partir do critério que envolve a totalidade da pessoa. Ela é uma educação integral. Daí, a família é uma dimensão indispensável neste processo formativo que dê unificação e sentido à vida de cada estudante .

Na certeza de que o amor se faz presente nas famílias, mas necessita de um perseverante e alegre cultivo para que possa ser critério das relações e tomada de decisões no núcleo familiar, mantendo, assim, as suas conquistas e a superação dos desafios enfrentados para bem responder à sua vocação: o chamado à vida.

Com um olhar sobre a realidade bíblica, percebe-se (a partir da tradição judaico-cristã) famílias repletas de amor e também com desamores. E ao observarmos o Deus Trindade, sentimos que Ele é uma comunhão de amor, uma família que se mostra na vivência. Com as palavras de São João Paulo II ratifica-se esta visão quando ele falou: “O nosso Deus, no seu mistério mais íntimo, não é solidão, mas uma família, dado que tem em Si mesmo paternidade, filiação e a essência da família, que é o amor. Este amor, na família divina, é o Espírito Santo”. A família é a concretização do chamado de Deus. Lugar que Ele se faz presente, contanto com a vontade e decisão livre de cada membro em sua forma de ser e existir.

Como lassalistas, acreditamos que cada pessoa é chamada para “amar a Deus de todo coração, de toda a mente, com todas as forças e, ao próximo como a si mesmo” (cf Dt 6, 5; Lc 10,27). Assim também é o chamado a cada família. Na busca constante e atenciosa do cultivar o amor “cada família tem diante de si o ícone da família de Nazaré, com o seu dia a dia feito de fadigas e até de pesadelos, como quando teve que sofrer a violência incompreensível de Herodes, experiência que ainda hoje se repete tragicamente em muitas famílias de refugiados descartados e indefesos. Como os Magos, as famílias são convidadas a contemplar o Menino Jesus com sua Mãe, e prostrar-se e adorá-lo” (cf. Mt 2, 11). (Papa Francisco – Amoris Laetitia). Por isso podemos acolher a presença de Deus como fonte que regra o amor tornando-nos reconhecedores de que a vocação a ser família se faz com o fortalecimento de uma fé ativa na presença de Deus que se dá em comunhão com todos e não na dura solidão que abandona pais, mães e filhos na sua fragilidade sem ter a quem recorrer.

Portanto, a educação lassalista nos ensina que a vocação a ser família é um chamado a ser vida e a partir desta forma existencial ser amor que acolhe e perdoa, ser relação que integra e faz feliz, acredita na alteridade para se relacionar com o mundo e com os outros e, ser um construtor de paz.

Fonte consultada: Amoris Laetitia/Papa Francisco.