18/04/2018

Ensino Fundamental I

Máquina da Adição

Um dos conteúdos de Matemática estudados pelas crianças do 2º ano do Ensino Fundamental é a adição. Para facilitar o aprendizado, as professoras das turmas A e B inventaram uma máquina, a "Máquina da Adição", construída com canos de PVC sobre uma base plana.

Para exercitar a adição, as crianças escolhiam dois números e recolhiam bolinhas da mesma cor, na mesma quantidade do número previamente escolhido. As bolinhas eram separadas por cores, uma para cada lado da "Máquina". Essas bolinhas, então, eram colocadas nos canos, caindo em uma caixa colocada na base da "Máquina de Adição". Após todas as bolinhas serem colocadas na "Máquina", a criança retirava as mesmas da caixa e as contava, encontrando como resultado o número final da adição feita.

Essa atividade, além de ser divertida, permite que os estudantes aprendam conceitos básicos da Matemática, como adição, comparação, hipóteses e estimativas. Posteriormente, a soma e seu resultado passam a ser expressos através de números e frases matemáticas, registrados no caderno.

Veja mais fotos na fanpage do Colégio https://www.facebook.com/ColegioLaSalleSobradinho/