17/09/2013

Escola dá início ao projeto Ipad na sala de aula

O Colégio La Salle São João acaba de adquirir quinze unidades de Ipads que irão compor um laboratório móvel para o desenvolvimento do projeto “Ipad na sala de aula”.

O projeto, que envolve alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais/EF, foi desenvolvido pela EADes Desenvolvimento Humano, empresa focada na formação de gestores e profissionais de diversas áreas do conhecimento para o uso de tecnologias digitais.

Desenvolvido a partir de um diagnóstico completo e planejado de forma customizada para as instituições de ensino, tanto do ponto de vista técnico como pedagógico, o projeto da EADes busca despertar no professor o interesse em conhecer e utilizar as diversas ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente.

Para a diretora pedagógica do projeto, Adriana Gandin, “o uso do tablet na escola é fantástico, desde que haja um projeto de trabalho bem estruturado. Para isso, não basta um treinamento técnico. É necessária uma reflexão pedagógica”.

Entre as possibilidades de uso dos tablets em sala de aula, Gandin elenca a utilização de inúmeros aplicativos para o trabalho com conteúdos específicos; a realização de vários tipos de apresentação; pesquisa na internet; elaboração de textos, fotos e vídeos; criação de projetos interdisciplinares e de conteúdos para blogs, entre outras.

Formação continuada
Desde agosto, a EADes desenvolve um programa de formação continuada com os professores do La Salle São João. Em encontros quinzenais, o grupo participa de momentos de formação, ministrados por técnicos e professores, para ampliar o uso da tecnologia como ferramenta de trabalho pedagógico.

Primeiras experiências
As primeiras experiências do uso do Ipad na sala de aula já estão sendo feitas. A professora do 1º ano, Angela Maluf, estreou o uso da ferramenta com a turma 112 e considerou um momento de muito envolvimento das crianças.

Para a coordenadora pedagógica da Escola, Mychele Kamianecky, “adotar as tecnologias digitais na sala de aula, como o Ipad, se torna ferramenta imprescindível, além de abrir um leque de possibilidade de trabalho que pode melhorar os processos de ensino e de aprendizagem”.