29/10/2018

Lançamento de foguetes

Foi realizado nas dependências do Colégio Diocesano La Salle, no último dia 11 de outubro de 2018, o “Lançamento de foguetes” construídos em garrafas PET. O professor Basílio Favoretto, com a ajuda da coordenação e diretor, realizou uma competição de foguetes, que já vinha sendo promovida pelo ex-professor Marcos Gatti-Gatti.

Os lançamentos foram feitos por alunos do 3° Ano do Ensino Médio, que se dividiram em duplas para a construção de seus foguetes, segundo seus próprios critérios, para que o foguete atingisse a maior altura possível. Para isso, analisaram fatores como aerodinâmica e quantidade de água ideal para a propulsão. Foram feitos testes anteriores para que pudessem avaliar possível melhorias a serem implementadas para a realização do teste final.

No dia da competição, foram avaliados projeto, lançamento e se foi alcançada uma altura mínima previamente estabelecida. Alguns foguetes ultrapassaram a altura esperada e acabaram caindo no telhado do prédio, que possui 5 pavimentos, o que torno inviável sua recuperação. As demais duplas encaminharam seus foguetes a uma banca, composta por dois professores do curso de Engenharia Aeronáutica da USP São Carlos, Prof. Dr. Ricardo Angélico e Prof. Dr. Jorge Bidinotto, bem como os alunos de mestrado João Paulo Macedo e Henrique Natori. A banca analisou os projetos e lançamentos dos foguetes dos alunos e fizeram sugestões para melhor desempenho.

O evento foi um sucesso, os alunos adoraram e desenvolveram ótimos projetos. Inclusive, deram boas ideias para os futuros lançamentos.