24/09/2018

Construção a partir da reciclagem

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do colégio La Salle – São Carlos, neste trimestre, orientados pela professora Renata Santaella, realizaram a construção de brinquedos, objetos de decoração, ferramentas e jogos didáticos a partir de material reciclado em suas próprias casas, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre poluição ambiental.

A Reciclagem é uma forma de reaproveitamento das matérias primas que são descartadas. Nesse sentido, reciclar significa diminuir a quantidade de resíduos provenientes dos produtos consumidos pelo homem.

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

Assim nossos alunos criaram novos destinos para parte do lixo produzido em casa. Ao desenvolverem seus objetos, puderam perceber que, o que chamamos de lixo nada mais é do que matéria prima de boa qualidade.