09/10/2017

Vida Religiosa

Santos Irmãos Jaime Hilário e Mártires De Turón

SANTO IRMÃO JAIME HILÁRIO

Manuel Barbal Cosan nasceu a 2 de janeiro de 1898 na localidade de Enviny, perto de Urgel, na Espanha. Sua infância se passou em ambiente cristão, no difícil trabalho da lavoura, nas montanhas.

Antes dos 13 anos, ingressou no Seminário Menor de Urgel. No início de 1917, ingressou no Noviciado dos Irmãos das Escolas Cristãs e dois meses depois iniciou os estudos religiosos e pedagógicos, sob o nome de Irmão Jaime Hilário. Terminada a preparação, dedicou-se à vida de educador e de catequista, em diversas cidades da Espanha.

A 18 de julho estourou a Guerra Civil Espanhola. O Irmão Jaime, nesta oportunidade, se encontrava em Mollerussa. Procurou refúgio com uma família conhecida, mas foi preso e removido para o cárcere público de Lerida e, em dezembro, enviado para Tarragona. Ficou preso em um "barco-prisão", com muitos outros religiosos, entre os quais se encontravam seus antigos Coirmãos de Mollerussa.

A 15 de janeiro de 1937, foi citado perante o tribunal. Os colegas de prisão insistiam com ele para afirmar que era simplesmente jardineiro do Colégio. Mas ele respondeu: "Prefiro dizer toda a verdade: eu sou religioso lassalista". A mesma proposta lhe fez o advogado que, aliás, foi indicado pelo júri. Apesar de o mesmo requerer o indulto, este lhe foi negado; 24 outras pessoas conseguiram a liberdade. Somente ele foi condenado, pelo único fato de ser religioso.

A 18 de janeiro de 1937, às 15h30, o Irmão Hilário foi fuzilado no Cemitério chamado "La Oliva", em Tarragona. O esquadrão de execução tomou posição e o mártir rezava, com as mãos cruzadas sobre o peito. À ordem de "Fogo!", os milicianos dispararam seus fuzis. Mas a vítima ficou intacta. Nova ordem e nova fuzilaria: mas o condenado ficou de pé. Os soldados do esquadrão, estupefatos e temerosos, largaram as armas e fugiram.

O chefe, furioso, aproxima-se da vítima, profere palavras injuriosas e, à queima-roupa, fez diversos disparos na cabeça do Irmão Jaime. Este ainda teve forças para gritar: "Morrer por Cristo é viver, meus rapazes!".

Foi beatificado por João Paulo II a 29 de abril 1990. Foi canonizado pelo mesmo Papa João Paulo II, em 1999.

SANTOS IRMÃOS MÁRTIRES DE TURÓN

Em 1934, oito Irmãos jovens trabalhavam na Escola Nossa Senhora de Covadonga, na cidade de Turón, Espanha e no ano anterior, as leis republicanas do país proibiram o ensino católico e a catequese em todas as escolas. Os Irmãos burlaram a lei e continuaram.

No começo da vitória da revolução, estava no colégio o Padre Inocêncio da Imaculada, que viera confessar os alunos para a primeira-sexta, que aconteceria no dia posterior.

No dia seguinte, durante a celebração da Missa, esta foi interrompida.

O Irmão Marcano desceu para verificar e encontrou mais ou menos 30 pessoas, armadas e em posição de guarda, os quais quebraram todos os móveis, reviraram os aposentos e constataram que a escola funcionava ali, "ilegalmente". Padre Inocênio e mais oito Irmãos foram presos e levados para a "Casa do Povo", prisão revolucionária improvisada.

Testemunhas afirmaram que os irmãos lassalistas e o padre Inocêncio manifestaram grande paz, serenidade e conformidade com a vontade de Deus.

Após esses dias, o chefe da revolução resolveu dar uma lição ao povo e condenou os oito Irmãos e o Padre Inocêncio à morte. Ele mandou abrir, no cemitério local, uma vala de nove metros de comprimento.

No dia 9 de outubro de 1934, o próprio chefe e alguns companheiros foram à prisão, retiraram dela, ainda de madrugada, os oito Irmãos e o Padre Inocêncio, e os levaram para a execução, na encosta da colina, em frente à cidade. Todos foram enfileirados em frente à vala, com rosto voltado para a cidade. O pelotão atirou. Todos caíram. O chefe deu um tiro de pistola em cada um dos caídos e mandou que fossem sepultados.

O Papa João Paulo II os beatificou em 29 de abril de 1990 e foram canonizados em 1999.

A festa destes santos mártires é celebrada a 9 de outubro de cada ano,

em todos os colégios lassalistras do mundo.