29/10/2021

Semana Científica da Unilasalle (SEFIC)

A iniciação científica propõe um novo olhar para o mundo, convidando o estudante a repensar sobre temáticas como saúde, ciências e inovação. Ao ser estimulado a desenvolver o pensamento crítico acerca do seu contexto, o aluno é capaz de propor alternativas inteligentes, eficazes e úteis para toda a comunidade. Tendo como objetivo o educar pela pesquisa, o La Salle Santo Antônio desenvolve e incentiva os estudantes a serem protagonistas e participarem de salões e feiras científicas.

No dia 23/10, oito grupos de estudantes do Ensino Médio do nosso Colégio apresentaram os resultados de suas pesquisas na Semana Científica da Unilasalle (SEFIC). A iniciativa, realizada pela Universidade La Salle, promove a troca de conhecimentos entre pesquisadores, por meio da socialização de projetos das quatro áreas do conhecimento.

Para a estudante Laura Lupa, da 1ª série do Ensino Médio, participar da SEFIC foi uma grande experiência pessoal e acadêmica. “Ter a oportunidade de apresentar e defender um trabalho na frente de uma banca, com profissionais qualificados, foi de muito aprendizado. O fazer científico se mostra como extremamente necessário para a resolução de problemáticas relevantes para a nossa sociedade, além de proporcionar um maior interesse científico nos jovens”, complementa.

A participação em eventos externos oportuniza relacionar teoria e prática, proporcionando ao estudante o desenvolvimento da autonomia e protagonismo. “Faz com que eu possa contribuir para uma sociedade melhor, construindo conhecimento para mim, e também para os outros”, relata Arthur Becker, estudante do Ensino Médio do La Salle Santo Antônio.

Para Luísa Palma, uma de nossas alunas participantes do SEFIC, incentivar projetos é de suma importância para adquirir conhecimentos. “Motiva o aprendizado, o envolvimento escolar e o pensamento científico”, reforça.

Conheça os títulos, autores e orientadores dos projetos apresentados:

Produção de sabão caseiro
Autor: Nathália Dall'Agnol Schneider
Orientador: Simone Maria Leal rosa
Julia Domingues Heineck
Juliana Blaskoski Carissimi

Perfume Calmante Natural
Autor: Helena Casarin de Oliveira
Orientador: Simone Maria Leal rosa
Sofia Vieira Rauber

Produção de uma loção fortalecedora para unhas sustentável
Autor: Manuela Lopes Mattoso