14/02/2020

Alerta às famílias sobre a "brincadeira da rasteira"

Alerta às famílias sobre a

Prezados pais e familiares!

Atento aos fenômenos que afetam o ambiente escolar e perpassam o cotidiano de crianças e jovens, o Colégio La Salle Santo Antônio sente-se no dever de alertar e orientar pais e familiares sobre mais um cenário preocupante nas redes sociais: a circulação de vídeos apresentando crianças e adolescentes fazendo a ‘‘brincadeira da rasteira’’, na qual derrubam uns aos outros no chão, e a ‘‘roleta humana’’, que envolve três pessoas e uma delas é girada para trás pelos outros colegas.

As imagens viralizaram e tomaram conta dos grupos de WhatsApp. Diante da repercussão, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) divulgou um comunicado alertando que os danos causados pelas quedas podem provocar lesões irreversíveis ao crânio, ao encéfalo e à coluna vertebral, e até levar à morte.

Nesse sentido, o Colégio La Salle Santo Antônio trabalha de forma preventiva, planejando ações de valorização à vida e estimulando relações saudáveis por meio da responsabilidade, do cuidado e respeito consigo e com o outro. O Colégio recomenda aos familiares que mantenham a rotina de diálogo com os filhos, esclarecendo as consequências físicas e emocionais que ‘‘desafios’’ como esses, compartilhados via internet, podem ter.

Reforçamos, também, a importância de agirmos juntos, Escola e Família, estreitando laços e fortalecendo redes de apoio a fim de interromper o movimento e prevenir a ocorrência de novas condutas.

Direção e Educadores