23/10/2019

LSSA tem três finalistas no Prêmio RBS de Educação

É com grande orgulho que informamos que três professores do Colégio La Salle Santo Antônio são finalistas do 7º Prêmio RBS de Educação.

Os professores estão entre os 10 primeiros colocados na Categoria Escola Privada, além de concorrerem também na Categoria Júri Popular.

Para votar nos projetos, basta acessar o link abaixo e selecionar o projeto. Sua participação é muito importante para apoiar e incentivar os professores a continuarem fazendo a diferença na vida e no desenvolvimento de cada estudante.

Conheça os projetos finalistas:

Desmiolados: poesia e patrimônio a partir da obra "Museu Desmiolado"

Profa.:  Raquel  KRIGNL – 4ª ano

Sobre o projeto:

O projeto Desmiolados surgiu a partir da leitura da obra ‘’Museu Desmiolado’’, de Alexandre Brito. As ações do projeto foram a leitura de poemas, releitura artísticas, encontro com o autor e a culminância com a festa Desmiolada, na qual os estudantes se caracterizam como poemas do livro.

Este projeto trouxe resultados surpreendentemente positivos para toda a comunidade escolar, porque ampliou o repertório de leitura do estudante. As crianças entenderam que a linguagem não cumpre apenas a sua função utilitária de comunicar, mas como toda arte, através do fazer poético, cumpre-se aqui o papel da literatura e da escola, de provocar, fazer sentir e experimentar novas possibilidades no uso da palavra. Também oportunizou a vivência do encontro da literatura com a arte, através das visitas aos museus, espaços de preservação do patrimônio cultural, hoje tão esquecidos pela sociedade.

Entre Poemas, Flores e Amores: explorando a poesia a partir do livro "A Caligrafia de Dona Sofia"

Profa.: Silvia Ayres – 3º ano

Sobre o projeto:

O projeto pretende apresentar a poesia como um gênero textual e aprofundar conhecimentos sobre suas características específicas, diferenciando-a dos demais gêneros. Com a intenção de despertar o interesse dos estudantes para este gênero literário, o projeto partiu da leitura de um livro, intitulado "A Caligrafia de Dona Sofia", que descreve o amor da personagem pelos poemas. O projeto incentiva a leitura de poemas, o estudo sobre poetas, a reescrita de poemas consagrados (em cartazes, varais poéticos, cartões), declamações e composições autorais e criativas. Dentro das atividades desenvolvidas no projeto, foram realizadas leituras de poemas, hora do conto, piquenique literário, encontro com o autor André Neves, que enriqueceram a experiência de leitura.

Ler, conhecer, interpretar, sentir e protagonizar são algumas ações que envolvem este colorido projeto literário.

Segunda Guerra Mundial na Literatura

Prof.: Bruno Pessi – 9º ano

Sobre o projeto:

O projeto A Segunda Guerra Mundial na Literatura foi trabalhado nas aulas de História com as três turmas de 9° ano do Ensino Fundamental. O projeto foi proposto como uma forma de despertar o interesse sobre a temática da Segunda Guerra Mundial, sensibilizando e levando os estudantes a explorar diferentes olhares históricos a partir de estilos literários, como a biografia, os diários, os romances históricos. Nesse projeto, foram utilizados 50 títulos diferentes, entre eles, o ‘’Diário de Anne Frank’’, ‘’Maus’’, ‘’Olga’’, ‘’A Lista de Schindler’’. Os estudantes realizaram uma análise escrita dos livros escolhidos e foi promovido um sarau, onde as experiências de leitura foram socializadas. O resgate das experiências de pessoas afetadas pela Segunda Guerra Mundial através dos livros permitiu aos estudantes um novo olhar, uma reflexão sobre o impacto da guerra, da intolerância, do desrespeito, na vida daqueles que a vivenciaram.