15/10/2019

Culminância do Projeto da Turma P33

O Universo é um lugar cheio de mistérios, que mexe com os sonhos e o imaginário das crianças. Observar o céu é algo maravilhoso, afinal, constantemente idealizamos como seria nossa vida num planeta diferente do nosso. Quem nunca sonhou em fazer uma viagem espacial?  Flutuar como os astronautas? Ver de perto as estrelas? Decolar num foguete? E tantas outras aventuras no céu!

Cada vez mais se entende que é necessário despertar nos alunos o desejo de aprender e conhecer o mundo ao seu redor, corroborando, desse modo, com a ampliação de seus horizontes, bem como os encorajando na realização de novas descobertas. Assim, de modo a contemplar cada Campo de Experiência, a Turma P33, Pré I da Educação Infantil, realizou, no dia 04 de outubro, a culminância de mais um projeto: “Uma aventura espacial”.

Esse tema despertou o imaginário e curiosidade dos estudantes pelas surpresas enigmáticas que existem no universo sideral. Uma viagem repleta de imaginação e conhecimentos se fez presente na rotina da turma.

Foram à Lua, visitaram uma estação espacial, pegaram autorização com o “Carimbador Maluco” para o foguete viajar pelo universo.

Realizaram a releitura do livro “Pequenas observações sobre a vida em outros planetas”, em que cada criança criou o seu próprio Planeta de forma lúdica, desenvolvendo diversas habilidades ao longo do Projeto.

Os momentos de leitura foram prazerosos e instigantes. Além do encantamento com o enredo, o contato com diferentes portadores de texto permitiu o trânsito pelo universo da escrita, dando-lhe sentido e significado.

Envolver os familiares e incentivar a investigação científica também é atitude que enriquece ainda mais a produção infantil. Durante o Projeto, a professora Carolina solicitou aos pequenos a construção de um sistema solar, juntamente com os pais, utilizando materiais de sucata. Pintaram planetas e linhas imaginárias do sistema solar, recortaram imagens e confeccionaram foguetes.

Essa Turma foi longe! Além das conquistas espaciais, apresentaram ainda um belíssimo musical. Revisitaram um grande sucesso dos anos 80, "Plunct, Plact, Zum", de Raul Seixas e pegaram carona no grande foguete.

No mundo do faz de conta, criaram naves realmente capazes de viajar pelo espaço e chegar até a Lua.