23/07/2019

8º Ano participa de oficinas sobre Malala

Neste trimestre, as turmas do 8º Ano do EF estão lendo o livro "Eu sou Malala", a obra conta a história de uma garota que sempre defendeu o direito à educação e foi baleada no Paquistão.

No dia 15/07, as turmas participaram de uma oficina com o professor e geógrafo, Gabino Ribeiro Moraes, sobre os aspectos geopolíticos presentes no livro. Gabino morou no Oriente Médio e possui doutorado em Geografia. Durante o encontro, ele pode falar também um pouco sobre o tempo em que viveu no Oriente Médio.

Ontem (22/07), as estudantes de Letras da UFRGS, Luíza Amaral Rockenbach, Larissa Parodi e Bruna Moretto Machado deram seguimento as atividades com uma oficina intitulada "Malala e o Feminismo", que buscou explicar a importância da ativista Malala Yousafzai para a educação feminina e o seu empoderamento.

Quem é Malala Yousafzai?

Malala nasceu e cresceu em Mingora, a maior cidade do Vale Swat, região bastante conservadora do Paquistão. Em 2008, o líder talibã, que dominava o local, exigiu que as escolas interrompessem as aulas dadas para as meninas por um mês.

No início de 2009, quando tinha 11 anos de idade, Malala passou a escrever em um blog sob pseudónimo, no qual detalhava o seu cotidiano durante a ocupação talibã e os seus pontos de vista sobre a promoção da educação para as jovens no vale do Swat.

Malala ficou conhecida mundialmente após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos. Seu crime foi se manifestar contra a proibição dos estudos para as mulheres em seu país.

Em 2014, por conta do seu engajamento para garantir o direito à educação das mulheres, Malala se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos.