28/06/2019

8º Ano participa de oficina literária sobre Malala

Na última semana, as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental participaram de uma oficina literária, com mediação da bibliotecária Gislene Rodrigues, sobre a ativista e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai. A trajetória de Malala é marcada pela luta pelo acesso à educação para as meninas no seu país, o Paquistão, desafiando, para isso, os talibãs. Na oficina, foram trabalhados com os estudantes diversos aspectos religiosos e políticos do país da ativista, associados a trechos significativos da obra “Eu sou Malala”.

Esta obra apresenta a história da infância de Malala (com sua família exilada pelo terrorismo global), da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que privilegia filhos homens. Ela também é leitura do 2º trimestre desta etapa escolar, sendo trabalhada na disciplina de Língua Portuguesa. Os estudantes, a partir desta atividade, puderam se inspirar na força, na resiliência e nos ideais de Malala por uma educação transformadora.