23/04/2018

Utilização de tecnologias digitais na estatística

A turma da 3ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Santo Antônio está trabalhando desde o mês passado o conteúdo de estatística. O professor Leonardo Mota desafiou os estudantes a aprenderem o assunto com auxílio das tecnologias digitais.

Em um primeiro momento o professor apresentou aos alunos programas de planilhas eletrônicas, ensinando comandos principais de construção de tabelas, gráficos e fórmulas como contagem, soma e média...

Após os alunos foram divididos em grupos 5 ou 6 alunos e deveriam escolher um tema central, assim criaram um questionário de pesquisa com questões qualitativas e quantitativas para colocar em prática os conhecimentos vistos em sala de aula.

Os grupos escolheram temas atuais como: hábitos alimentares, prática de esportes, consumo de bebidas alcóolicas, hábitos de leitura entre os adolescentes, estudo da língua inglesa e as mídias, entre outros.

Esse trabalho possibilitou aos estudantes se apropriarem do tema escolhido, vinculando os assuntos de sala de aula a temas atuais e do interesse do grupo. Dessa forma, fez com que os alunos pudessem ter noções básicas de metodologias de pesquisa que normalmente são ensinadas nas universidades e colocarem em prática a competência de resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.