28/11/14 - 11:00

Baile de Debutantes Comunitário

Baile de Debutantes Comunitário

O Centro de Assistência Social La Salle Niterói, de Canoas/RS, realizou na noite do dia 19 de novembro de 2014 um Baile de Debutantes Comunitário para 15 meninas da comunidade Canoense. Foram selecionadas jovens da comunidade em parceria com as escolas públicas locais.

O projeto teve como objetivo proporcionar às adolescentes a realização de um sonho de festa de 15 anos, assim como de aproximar suas famílias e de contribuir com a qualidade de vida e formação cidadã destas meninas. Para atingir este objetivo foi realizado um grande mutirão de solidariedade, unindo esforços da comunidade interna e externa.

Assim, o projeto fez a integração de vários cursos profissionalizantes e de qualificação profissional oferecidos pelo Centro de Assistência. Os cursos na área da beleza – cabeleireiro, manicure e pedicure e maquiagem e design de sobrancelhas – trabalharam na produção das meninas para o evento. O curso de Corte e Costura contribuiu na confecção dos vestidos usados pelas debutantes. O curso de Ilustração Digital criou os convites a serem entregues para os familiares. Já o curso de Organização e Decoração de Festas e Eventos decorou e administrou o andamento do baile.

Houve ainda a importantíssima participação das voluntárias dos cursos de artesanato que contribuíram com a confecção das lembranças entregues pelas debutantes aos seus familiares.

O evento contou com o apoio de várias empresas que se sentiram sensibilizadas com a proposta do projeto e disponibilizaram todos os recursos necessários para o sucesso do evento, tais como doação dos anéis para as 15 meninas, do coquetel e bebidas, de flores, de tecidos para a confecção dos vestidos das debutantes e empréstimo de cadeiras, toalhas e guardanapos, sapatos e coroas.

O Centro de Assistência Social La Salle proporcionou, além do Baile de Debutantes, vários encontros ao longo de dois meses para trabalhar a conscientização das meninas com relação à importância dos estudos para a vida, do cuidado com a sua imagem pessoal e com sua higiene, bem como a importância de buscarem constantemente qualificação para melhores perspectivas de vida.

O evento foi marcado pela alegria e, principalmente, pela emoção das debutantes e de suas famílias. Foi um evento muito esperado e superou as expectativas. Os sorrisos e lágrimas de felicidade marcaram a noite. A equipe do Centro de Assistência, e todos os envolvidos no projeto, tiveram a certeza de que o esforço foi reconhecido e que valeu a pena. Um sonho realizado que marcará para sempre a vida de todos os envolvidos, principalmente para as meninas que começarão uma nova etapa de suas vidas mais fortalecidas na sua autoestima e conscientes de seu papel na sociedade.

 

 

< Voltar