25/02/2021

La Salle NB inscreve alunos na Olimpíada Canguru

O Colégio La Salle Núcleo Bandeirante participará da Olimpíada Canguru de Matemática. As provas on-line acontecerão entre os dias 22 a 24 março.

Nos últimos anos, universidades como a USP, Unicamp, Unesp e Unifei ofereceram vagas em seus cursos de graduação para os jovens medalhistas em olimpíadas científicas. Essa é uma forma do estudante entrar na universidade sem fazer vestibular. Quanto mais medalhas e mais pontos, mais são as chances de garantir a vaga. As medalhas também garantem vagas em universidades estrangeiras que, além das olimpíadas, costumam analisar as médias acadêmicas dos candidatos desde o 9º ano.

A participação nas olimpíadas de conhecimento além de desenvolver habilidades socioemocionais, colabora e amplia o conhecimento, estimula a criatividade, desenvolve a capacidade de enfrentar desafios, desenvolve o raciocínio, entre outros.

História da Olimpíada Canguru de Matemática

No início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente. Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”; E dessa forma nasceu o concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org), que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil.

No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. Em 2018, foram mais de 2.500 escolas e aproximadamente 500 mil alunos participantes.