17/03/2016

Palestra sobre Enem com Valther Maestro

Foi realizado no dia 14/03, no Colégio La Salle Niterói, um encontro dos alunos do Ensino Médio com o Professor Valther Maestro, que trouxe como tema para a conversa “Desafios e Perspectivas dos estudantes do século XXI - Na era do conhecimento a atuação dos estudantes, as escolas profissionais e o ENEM”. Esse momento foi propiciado afim de auxiliar os estudantes sobre as principais dúvidas quanto ao funcionamento do “novo” Enem.

O Prof. Valther iniciou a palestra contanto sua trajetória como educador e os motivos que o levaram a querer se aprofundar no assunto sobre os Novos Paradigmas Educacionais. Ele afirma que “as escolas preparam o estudante para o vestibular e não para o mundo, e isso não é o correto, afinal a faculdade é só uma parte”, e isso precisa ser mudado.

Para a preparação do Enem, o estudante é avaliado de diversas formas e níveis, e isso somente confirma que hoje a preparação para a prova vai além de apenas decorar conteúdo. A informação está explicita em todos os lugares, em livros, internet, no ambiente, etc. Porem transformar essa informação em conhecimento é necessária uma ferramenta chamada professor. A falta de avanços na educação das escolas pode estar dificultando as notas avaliativas dos jovens no Enem, pois ainda existe um conceito muito errado do uso das ferramentas de ensino. Segundo o professor, os jovens precisam ser estimulados e não chantageados.

Os estudantes do Colégio tiveram uma manhã com muitas explicações sobre as informações de ensino e como são avaliadas as notas do Enem, as pontuações, etc. O intuito dessa conversa com o Ensino médio foi de mostrar as mudanças necessárias de aprendizagem para o futuro educacional deles e para eles.

Mais informações podem ser encontradas no site: