23/06/2022

Aluna tem poema selecionado na Unifal de Minas

A história de uma bailarina espanhola com Alzheimer, que reencontra-se na velhice com a sua dança através da música que mais coreografou nos palcos, o ballet Lago dos Cisnes, inspirou a estudante Nadia Fernanda Cangahuala Reynalte, da 3ª série do Ensino Médio, a escrever o poema "Velha Bailarina", agora selecionado pela Unifal, de Minas Gerais, para compor o livro "Lembranças", uma coletânea de versos que será lançada neste sábado, dia 25, às 15h, via Youtube - Canal PET Letras Unifal.

Para assistir ao evento, basta acessar no dia https://www.youtube.com/watch?v=oLcss5BeXqU

No total, a universidade recebeu cerca de 400 poemas de todo o Brasil e até do exterior. Para a Nádia, ter uma avaliação externa, de professores que não a conheciam, foi a prova da qualidade da sua escrita.

A professora de Literatura da estudante no La Salle Medianeira, Simone Rossetto Belusso, revisou a gramática do texto antes do envio à universidade e foi quem estimulou a jovem a mostrar a outros o seu talento.

“Não tenho intenção de ser escritora, mas quero manter a prática, que sempre me ajudou muito”, revela a estudante.

Leitora voraz de obras literárias, Nadia começou a escrever poemas no 6º ano, como forma de digerir sentimentos e lidar com um desequilíbrio hormonal mais severo no início da adolescência.

“Tenho vontade de escrever quando algo me toca, seja uma música, um filme, uma notícia, um acontecimento. Logo que coloco no papel, me sinto melhor”, conta.

Assim surgiu o poema "Velha Bailarina", de uma história real comovente que Nadia viu na TV e precisou transformar em versos para expressar toda a humanidade presente no resgate de uma memória perdida no tempo e, que, de repente, ao som da música inesquecível, o corpo expressou em gestos.

Quer ler esse poema? Acesse a página 40 do livro "Lembranças" neste LINK e encante-se!

A obra também está disponível na biblioteca da Unifal para download gratuitohttps://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/fontes-de-informacao/e-books/