30/08/2021

O Senhor Vogais entra em cena no Pré I

As vogais, primeiros sons emitidos pelo ser humano, começaram a fazer parte do universo de aprendizagem do Pré I. Eles vão reconhecê-las, compreender sua natureza alfabética e escrevê-las, associando-as, primeiramente, à letra inicial do nome de colegas, cores e animais.

O projeto “A Caixa Mágica das Vogais”, também irá desenvolver habilidades orais, a coordenação motora fina, grossa e ampla, estimular a criatividade com atividades variadas, contemplando as habilidades que constam na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Inicialmente haverá a contação da “História das Vogais”, com a presença do boneco Senhor Vogais, que acompanhará todo o projeto. Cada vogal aprendida será pintada no boneco. Além disso, cada aluno receberá uma atividade e um brinquedo, que serão parceiros de jornada.

Nesse aprendizado será utilizada uma caixa “mágica”. Para abrí-la, as crianças precisarão ajudar a realizar uma sequência de falas e gestos, com o lápis “varinha mágica”.

De dentro da caixa, podem sair muitas coisas relacionadas às vogais, como histórias, jogos, brincadeiras, experiências, mágicas, receitas, músicas, objetos ou tarefas a serem realizadas.

Para cada vogal, a caixa mágica trará uma missão surpresa para a turma: a confecção de um jogo ou brinquedo relacionado às vogais.

A professora Débora Strieder lembra que a aprendizagem das vogais é muito importante porque elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa. “Por isso, é preciso proporcionar aos alunos uma aprendizagem lúdica e prazerosa, favorecendo o desenvolvimento das competências linguísticas (oral ou escrita) para aprender brincando”, afirma.