06/08/2021

Começou a 2ª edição do projeto Escrevendo com Sabor

Começou com muita energia e empolgação a 2ª edição do projeto Escrevendo com Sabor! O projeto, que propõe aos estudantes do 1º ano o relato e a apresentação de uma receita culinária, desenvolve a alfabetização textual e estimula a desinibição e a criatividade.

A primeira sorteada foi a aluna Gabriela, que vai fazer sua receita preferida em casa para depois apresenta-la aos colegas.

A descrição da culinária é um ponto importante: os alunos precisam escrever a receita detalhadamente com ingredientes e o modo de preparo. Depois, devem gravar um vídeo com o passo-a-passo, desenvolvendo sua oralidade e expressividade.

As demais famílias serão motivadas a fazer o mesmo prato como forma de compartilhar a mesma emoção da experiência da Gabriela. Na escola, os estudantes irão exercitar a escrita copiando a receita para formar sua própria coleção de textos culinários.

Cada semana um ou dois alunos são sorteados durante a aula online para fazer a sua receita preferida.

"O objetivo, além do desenvolvimento das habilidades da escrita e da leitura, é envolver o conteúdo das diversas áreas do conhecimento, numa perspectiva de integração, uma vez que a cozinha permite essa atividade", comenta a professora Raquel Jaeschke.

No final do projeto, de acordo com a professora, haverá a produção de um livro com as receitas preferidas da turma, que todos poderão levar para casa.