19/03/2021

Quem tem monstrinhos na barriga? Emoções no Pré I!

Uma história e a realidade das emoções vem à tona, mostrando a importância de desenvolvermos a inteligência emocional. Sabe aquele friozinho na barriga quando a alegria bate ou a tristeza impacta? Pois é, os alunos do Pré II aprenderam a reconhecer esses sentimentos e a diferenciá-los com a história "Tenho Monstros na Barriga", da escritora Tonia Casarin.

O livro é sobre o pequeno Marcelo, personagem principal, que diz sentir um monte de “coisas” na barriga. No decorrer da história, ele entende que essas coisas são as emoções e as chamam de monstrinhos. Ele descobre oito sentimentos – alegria, tristeza, raiva, medo, coragem, curiosidade, orgulho e ciúme.

A partir dessa contação, a professora Débora orientou a turma a produzir monstrinhos para contar suas próprias histórias. Os personagens foram feitos com bexigas de ar e farinha. Os rostinhos surgiram conforme o desejo de cada um e com expressões bem marcadas de contentamento, dor ou desgosto. Depois, foi só dar asas à imaginação, pensando nos acontecimentos que nos causam diferentes emoções para contar pequenas histórias.

Os alunos também desenharam expressões faciais diversas e coloriram o cabelo com a técnica da pintura assoprada. Através de um canudo, eles sopraram a tinta depositada no papel, criando o efeito do cabelo arrepiado!

Outra atividade que colocou as crianças em contato com os sentimentos foi o "Pote da Calma". Colocando água, corante, glitter e outros pequenos objetos que tinham em casa em uma garrafinha pet, todos confeccionaram um utensílio bonito e curioso. A observação do vai-e-vem do conteúdo traz tranquilidade, ajudando a dispersar pensamentos ruins advindos da realidade.